04/12/06

PRIMEIRO AS SENHORAS


Acabo de devorar, em poucas horas (e leio devagar!) um livro tão divertido e bem escrito que não resisto a deixar aqui o apontamento e a sugestão - porventura como presente de Natal, bem em conta, por sinal.
Se não é hilariante, pelo menos dá para soltar três ou quatro boas gargalhadas, coisa que nem todos os autores de livros cómicos se podem gabar de conseguir. Se não é um policial, pelo menos consegue agarrar-nos logo no primeiro capítulo, rendidos à irresistível curiosidade de saber como se irá desembrulhar aquela original história, contada pelo protagonista em jeito de diálogo a um Inspector silencioso. Este vai escutando o relato dos estranhos acontecimentos que fazem do maroto Edgar ao mesmo tempo a vítima e o suspeito da autoria de um misterioso rapto.
E mais não conto, para não estragar a surpresa de quantos o queiram ler. Divirtam-se!
E parabéns ao Mário Zambujal que, sendo igual a si próprio, nunca cansa, pelo contrário.


PS - Falta acrescentar que este livro me foi emprestado por um aluno, que me perguntou se estava interessada em lê-lo e se lembrou de mo trazer hoje. É por essas e por muitas outras que adoro ser professora!

11 comentários:

Anónimo disse...

Já li a "Crónica dos Bons Malandros" e gostei.
Foi pena não ter sabido deste livro antes. Talvez não tivesse comprado um livro do António Lobo Antunes. Já tenho vergonha de o dizer mas, tal como Saramago, acho aquela forma bizarra de escrever arrogante e intragável. Não consegui passar dos primeiros capítulos. E não é o primeiro livro dele que não consigo ler.

Vida de Praia disse...

Obrigada pela sugestão, Tikka. Ando muito a lés da literatura portuguesa contemporânea.
Deprofundis: estou contigo, também não suporto, nem sequer percebo, o que o Saramago escreve. Qual prémio Nobel de literatura, qual quê?... : S

tikka masala disse...

Só porque já comprou o livro do Lobo Antunes, não é caso para pôr de parte a leitura do Primeiro as Senhoras. Ou tem um orçamento para livros assim tão limitado?!

Anónimo disse...

É que entretanto comprei o "Na tua Face" de Vergílio Ferreira.
Não é propriamente uma questão de orçamento. É uma questão de oportunidade, porque vou ler este primeiro. Mas não deixarei de comprar o livro em causa.

tikka masala disse...

Deprofundis, sem prejuízo da obra em questão, muito menos do autor, é uma leitura que pode começar e acabar na mesma ida à casa-de-banho! Não perca, mesmo.
E tem razão quanto ao Lobo Antunes... que escrita "perra", e que metáforas tão sinistras! Nunca me esqueço de como me repugnou a crónica "Chopin é um frango". Jurei para nunca mais. Já o Saramago... enfim, para mim é outra história, como sabe.

Isa Maria disse...

já li há muito tempo a "crónica dos bons mlandros" e lerei este assim que possa.
jinhos meus e desejo muitas brincadeiras lilliputianas

Dulce disse...

Li tb a Crónica dos Bons Malandros, que me fez rir e chorar. Gostei muito. Há muito tempo.
De Lobo Antunes já gostei. Depois cansei-me. De Saramago, gosto de quase tudo.

Anónimo disse...

Pronto! Já comprei.

tikka masala disse...

Que rapidez! Hehehe!
Eu também já fui comprar vários, para oferecer no Natal. Este ano vai ser assim: bons e baratos!

Anónimo disse...

Tikka, quanto ao texto do livro, não sei, mas a capa é muito gira. (E na sociedade em que vivemos, o que interessa é a embalagem.) :-)

Jaime
www.blog.jaimegaspar.com

tikka masala disse...

Por acaso, Jaime, pensei em ti enquanto li o livro e achei que, das duas uma (ou mesmo duas): ou tu serias um dos leitores ideais para aquele texto, ou tu serias capaz de o escrever, tal e qual.