17/11/06

MANIAS



Para responder ao convite da Dulce, por sua vez inspirada pela Xuinha, venho hoje confessar publicamente cinco das minhas manias, de acordo com o Regulamento, que cito na íntegra:

"O regulamento é o seguinte:
Cada bloguista participante tem de enunciar cinco manias suas, hábitos muito pessoais que os diferenciem do comum dos mortais. E além de dar ao público conhecimento dessas particularidades, tem de escolher cinco outros bloguistas para entrarem, igualmente, no jogo, não se esquecendo de deixar nos respectivos blogues aviso do "recrutamento". Ademais, cada participante deve reproduzir este "regulamento" no seu blogue."


1 - Tenho a mania das limpezas e arrumações. Não consigo começar a trabalhar em casa enquanto não estiver tudo arrumado, em todas as divisões. E na cozinha, passo constantemente um pano no lava-loiças para eliminar quaisquer pinguinhas de água que ameacem manchar o inox. Uma verdadeira doença obsessiva-compulsiva.

2 - Tenho a mania de ir à casa-de-banho às escuras, inclusive para tomar duche. Uso apenas a luz que entra pela porta, o que é pouco, considerando que às vezes a casa está na penumbra e a casa-de-banho não tem janelas. Não sei explicar por que faço isto... será para poupar electricidade? Ou para não ter de me ver ao espelho?!

3 - Tenho a mania de usar um saquinho de plástico para os pequenos lixos que faço enquanto estou na cozinha. Nunca deito o lixo directamente no caixote, vai sempre para o tal saquinho. Faço questão de aproveitar os sacos da fruta e dos legumes para os lixinhos da cozinha. E só quando acabo as tarefas na cozinha é que os ponho no caixote.

4 - Tenho a mania de rapar o prato. Nunca deixo nem um grão de arroz, mesmo que me custe acabar a refeição. É uma mania muito estúpida, porque como quase sempre mais do que preciso e devo, por causa disso.

5 - Tenho a mania de dizer não. O que é ridículo, porque não sei dizer não. Passo a explicar: quando alguém me pede alguma coisa, tenho a mania de responder logo que não, mas é mesmo só por mania. Porque acabo sempre por fazer o que me pedem e, mesmo quando sei que devo recusar, não consigo fazê-lo.

Após estas confissões, devo dizer que me sinto bastante envergonhada. Ainda não sei se quero que toda a gente saiba que tenho estas manias... Mas, pensando bem, estou disposta a sofrer as consequências. Porque, confesso, também tenho a mania de me confessar!

Finalmente, convido a isamar, a Vida de Praia, a Papel Químico, o Jaime e a ilhota2 a contarem-nos também as suas manias.





3 comentários:

Dulce disse...

São manias giras!
E como é que não consegues trabalhar sem ter a casa arrumada, se para a arrumares tens que trabalhar?

Hum?

Ou andamos a descriminar trabalhos? :)
Beijos!

Vida de Praia disse...

Hmmm... o diagnóstico está mais do que claro, he he he ; )

Isa Maria disse...

obrigada pela passagem de manias. Mas já me ri com as tuas, porque são tão iguais às minhas. A sério. o marido quando as leu, disse-me logo qu parecias eu!
jinhos meus