01/08/06

FÉRIAS, PARA QUE VOS QUERO?

A maior parte das pessoas que trabalham fica, senão eufórica, pelo menos extremamente feliz quando chegam as férias. Eu não.
Agora tenho de ter cuidado a tentar explicar porquê, para que não tirem já a conclusão do costume: «pois, os professores não fazem nenhum o ano todo, por isso nem apreciam as férias como aqueles que trabalham a sério!».
De facto, admito que os meus horários são agradáveis. Sim, é verdade que não vou dar aulas todos os dias da semana. Pois, também confesso que, quando o ano lectivo acaba, o volume de trabalho diminui e os horários tornam-se ainda mais flexíveis. Finalmente, reconheço que as férias da Páscoa, do Carnaval e do Natal também me permitem descansar um bocadinho, pelo menos da obrigação de levantar às sete e meia da manhã.
Agora deixem-me falar, por favor! Eu ADORO o meu trabalho e, quando não estou a dar aulas, estou quase sempre a prepará-las ou a modificar e a tentar aperfeiçoar conteúdos, exercícios e metodologias. Nesse sentido, as férias agradam-me sobretudo por me oferecerem mais tempo para esse “trabalho de fundo” que nunca acaba.
Mas por isso mesmo, se eu as aproveitar, não são férias a sério. Na verdade, eu não gosto de descansar, de me afastar do trabalho por completo, de ir passar uma temporada na praia e esquecer tudo o que fiz ao longo do ano. Eu quero ficar no escritório de casa, à frente do pc e com vários livros à disposição, a fazer tudo o que não tive tempo para fazer durante o ano, ou tudo o que fui planeando fazer, ou tudo o que cheguei à conclusão, no final do ano lectivo, que ainda me falta fazer. Dá-me muito mais prazer fazer isso do que ficar espojada numa toalha a espalhar creme protector na pele. Coisa que, de resto, também não faço.
E depois, as férias têm outro grande inconveniente. É que não dão direito a pc com ligação à net. E eu gosto bastante de poder blogar de vez em quando, confesso. Na praia, como é que vou fazer isso?! Amigos e desconhecidos que me lêem: já estou com saudades vossas e ainda nem me fui embora. Até breve, espero! E boas férias para vocês, se as tiverem! Aproveitem para fazer aquilo que mais gostam de fazer, mesmo que não seja descansar!

9 comentários:

Anónimo disse...

Tikka, há um termo para isso: workaholic : ) Piadas à parte (e nem comentarei por isso a história das férias dos professores, das quais não tenho quase inveja nenhuma...), que excelente gostares tanto do que fazes que até aproveitas as férias para o aprofundar e completar! Conheço poucas pessoas que possam dizer o mesmo tão convincentemente.
Também gosto imenso do que faço, mas já não abdicaria de me espojar numa toalha de praia : )
Boas férias! Bloga em breve.

papel químico disse...

eu só troco a toalha de praia por uma espreguiçadeira!

Anónimo disse...

Felizes daqueles que gostam do trabalho que fazem.
Porque, pelo que vejo, o que cansa é fazer aquilo que nos desagrada.
Digo-o pelo que aqui li, digo-o por experiência própria.
Mas será de concluir que aqueles que adoram as férias não se dão bem com o trabalho?
Fica a pergunta.

papel químico disse...

não, de todo. mas é bom quando há tempo para tudo. tempo para trabalhar, para descansar, para nos cansarmos a trabalhar, para nos cansarmos de descansar. digo eu. são bons estes pequenos ciclos. quando andava na escola (sobretudo na primária : ) tinha pena de ir de férias, porque adorava a escola, mas depois do primeiro dia de praia já não queria saber de outra vida. lá para setembro voltava a sonhar com cheirinho a estojo, cadernos novos e lápis afiados. sabe bem retomar o trabalho com um caderno a estrear.

Dulce disse...

Até breve, minha amiga!

Anónimo disse...

Boas férias para si e volte com genica redobrada.Gosto de ler o que escreve.
Até breve

Anónimo disse...

Eu adoro as férias! Para que as quero?
Para me deitar na praia, tomar uns banhos de mar, passear, petiscar, ler, dormir a sesta, beber uns copos à noite e acordar quando me apetecer... Tão bom!!
Apesar de também gostar do meu trabalho, não gosto de pensar nele durante as férias.

tikka masala disse...

Obrigada a todos! A verdade é que não consegui manter-me afastada de vocês e... aqui estou, de férias e tudo! Descobri uma ligaçãozita à net e faço tenção de aproveitá-la para me manter em contacto convosco nos próximos dias. Quanto a petiscar, passear, ir à praia, etc. a verdade é que são coisas que só não faço em tempo de aulas se não quiser. Acordar à hora que me apetece é que nem em férias: só quando a minha filha me deixar. Aproveita enquanto podes, Suka!

Anónimo disse...

Percebo o problema da ligação à Internet. Estou a ter esse problema neste momento.

Jaime
www.blog.jaimegaspar.com