31/07/06

2,75 euros mal gastos




É impressão minha ou as revistas de “grande informação” estão a perder qualidade? Será um problema do Verão? Ou será só de algumas revistas?
Há dias comprei a Focus, que, confesso, não lia há bastante tempo. Mas tinha ideia de que se tratava de uma revista de qualidade, que abordava de forma séria e mais ou menos aprofundada temas relevantes da actualidade.
Fiquei espantada quando me deparei com várias páginas dedicadas a mexericos ou frases supostamente interessantes de pessoas famosas (ex: Fátima Lopes: «Tenho as emoções à flor da pele» ou esta, ainda melhor, de Giselle Bundchen: «A bunda é minha e quando estou na passerelle sabe Deus para onde os homens olham. Acho que devo guardar a minha bunda para ocasiões especiais»), ainda por cima citadas de outras revistas ou jornais.
Não me espantaram tanto os erros de Português (ex: «Iman mantém uma óptima figura e nunca se enibe de a mostrar»), mas a sua variedade e frequência deixaram-me pouco menos do que arrepiada. Admirei-me com a banalidade do conteúdo do artigo de capa sobre a traição, cuja qualidade (ou falta dela) não está acima nem abaixo dos outros artigos, de resto, sendo simplesmente medíocre. E ainda me surpreendi com algumas opões gráficas pouco felizes, como por exemplo apresentar como “contraponto” duas visões de duas pessoas de partidos diferentes que afinal eram da mesma opinião, ou ainda ilustrar um artigo sobre o Plano Nacional de Leitura com uma fotografia de uma idosa a ler uma revista com fotos de página inteira, o que obviamente nada tem que ver com os objectivos do tal plano. E, para me impacientar ainda mais, aparecem anúncios constantes, de página inteira ou mesmo dupla, a promover conjuntos de copos e pratos promovidos pelo Grupo Impala.
Enfim, pus a Focus no papelão e decidi nunca mais comprar outra. O que é que me aconselham? A Visão?

5 comentários:

Anónimo disse...

Compre um livro. Desde que não seja de um determinado escritor, que é um chato do "caraças"...
Eu cá estou a ler "As herdeiras de Adriano Gentil" de José António Saraiva. Vou na página 25 e estou a gostar.

tikka masala disse...

Eu também prefiro livros, mas a ideia de ler uma revista era inteirar-me de assuntos actuais, lendo artigos e crónicas de diferentes pessoas "esclarecidas".

Anónimo disse...

É difícil talvez encontrar pessoas esclarecidas com pontos de vista inteligentes neste calor...espera até ao Outono : ) Outra coisa que me irrita é presumir-se que se alguém é famoso pode opinar à vontade sobre o que quer que seja e tem "direito de antena"!...Por exemplo: desde quando é que o Marcelo Rebelo de Sousa é comentador de futebol? E no entanto encheu os ecrãns à grande e à francesa durante o Mundial como se fosse perito.

tikka masala disse...

Já tinha pensado nisso... nas o tempo de antena é ocupado por quem consegue coleccionar mais espectadores, independentemente da sua "especialidade". Se põem essa pessoa a falar do que não lhe diz respeito, será porque o assunto também é caro às audiências. E o resultado dessa combinação nem sempre é feliz, mas o povo gosta na mesma. E a televisão vai facturando, que é o que interessa (a eles, claro!). Por essas e outras é que eu não vejo televisão!

Anónimo disse...

E é por essas e por outra que nem sequer tenho televisão : )