07/08/06

DIA 5





Grande confusão na piscina. Com todos os meus sobrinhos dentro de água, além de mim e dos meus irmãos, isto é uma autêntica colónia de férias. A voz da minha mãe apaga-se no meio de tanta gritaria e risota.
Ao almoço, parecemos uma família de italianos numa tragicomédia. Em média, há cinco conversas ao mesmo tempo. Como sempre, curiosamente, há um momento em que o meu cunhado tenta dizer-me alguma coisa, de frente para mim, do lado oposto da mesa, e eu não o consigo ouvir.
A Mecas recusa-se a ir dormir a sesta, porque isso significa perder duas preciosas horas de diversão com os primos. Eu diverti-me mais do que em qualquer outro dia, a saltar da borda para a prancha de body-board e a tentar aguentar-me de pé o máximo de tempo possível. Um rodeo aquático do melhor, mesmo sem espectadores.
Ao fim da tarde, a trabalheira do costume: arrumar almofadas, cadeiras, toalhas, mesas, para proteger a tralha toda da humidade nocturna. Depois dos duches, pôr as mesas no pátio para nove pessoas. Repetidamente elogiados, os petiscos da avó desaparecem das travessas em menos de nada. A boa disposição domina, apesar de pequeninas incompatibilidades, culpa de todos e de ninguém.
A Mecas vai para a cama, birrenta, mas cansadíssima. Arrumados os vestígios da comezaina, os miúdos ainda têm direito a ir até ao café do largo, comer um gelado. Os graúdos bebem um cafezinho. O cão acompanha-nos, bem comportado. Em chegando a casa, não há muitas hipóteses de lazer. Com os mais velhos e os mais novos já deitados, nós ficamos a ver se conseguimos aceder à net no portátil. Azar. Tenta-se amanhã.
(06.08.06)

5 comentários:

Vida de Praia disse...

Quem me dera voltar a estar de férias : ) Já sinto a falta dessa liberdade que descreves, dos petiscos, das aventuras (body board?!), de não haver horas para deitar e levantar.
Também já sofreste a perniciosa influência do nosso "dicionário"? (arrumar não é com dois rr?) : D

tikka masala disse...

Oops! Vou já corrigir... foi involuntário :D

Anónimo disse...

É curioso como as novas tecnologias nos prendem a atenção. Em vez de disfrutarmos do tempo livre para fazer coisas que geralmente não temos tempo para fazer, não; o passatempo favorito passou a ser a procura por um acesso sem fios à internet, desprotegido para que nos possamos ligar. De facto não deixa de ser curioso.
Contra mim falo, já que o meu comportamento deixa muito a desejar neste aspecto (era eu que procurava os acessos :) ).
Isto leva-me a pensar: O que é que nos leva a procurar insistentemente um acesso à net, neste caso, para nos pormos em contacto com o mundo virtual (se bem que ele está cheio de amigos bem reais, felizmente), em vez de aproveitarmos para conversar com a pessoa do lado? Porque é que não disfrutamos o tempo livre a ler ou a ouvir música?
Ou então, se queremos estar com amigos que não estã presentes, porque não convidá-los para aparecerem?
Estas perguntas deixam-me a pensar se não estaremos a enveredar pelo caminho errado, e não falo só de pessoas que têm este comportamento (como eu), mas de todos aqueles que, muitas vezes, preferem um monitor de um computador (com net, claro!) do que qualquer outra forma de passar o tempo...

Se puderem, enquanto não adormecerem estendidos numa toalha de praia, pensem nisto. Mas não percam muito tempo, porque, que diabo, estamos de férias!

Beijos Tikka,

Wallace

tikka masala disse...

Cada um de nós terá as suas razões para querer tanto desfrutar de uns preciosos momentos na Internet e não me parece que isso seja propriamente o caminho errado, pelo menos se a alternativa for adormecer numa toalha ao sol. Ouvir música é coisa que fazemos com frequência, estar com amigos (pessoalmente) também. Os bons livros é que nem sempre se têm à mão.
Se há um problema, penso que é esse em que também tocaste: a aparente falta de interesse em conversar com a pessoa do lado. Mas nem esse é, quanto a mim, um verdadeiro problema entre nós: porque não me parece que gastemos todo o nosso tempo de conversa a olhar para o pc.
Se com "conversa" estavas na realidade a referir-te a sexo, sabes bem que na casa dos meus pais, com os meus sobrinhos lá, não há muitas maneiras de desfrutarmos da companhia um do outro sem darmos nas vistas! ;D

Anónimo disse...

Por acaso com "conversa" não me estava a referir a sexo.