07/08/06

DIA 4





O modesto riacho que corre por aqui nem tem direito a nome próprio. Está sujo, como todos os cursos de água que conheço, mas tem um encanto especial.
Hoje, no meu passeio matinal (às 11.30, entenda-se!), fiquei maravilhada com a quantidade de animais que animavam a paisagem. Por todo o lado esvoaçavam libélulas atarefadas, umas vermelhas, mais pequenas, outras azuis, enormes e majestosas. As rãs saltavam para dentro de água à minha passagem e as cobras de água agitavam-se no fundo. Andorinhas faziam voos picados em direcção à ribeira, indo e vindo com frenesim, e vespas cruzavam o ar à minha frente, por vezes tocando-me na cara e no pescoço (Don’t panic!). Lagartixas espreitavam nos muros, prolongando até ao último momento possível o tempo de exposição ao sol, antes de fugirem para os buracos entre as pedras. Isto para não falar de todos os outros insectos cujos nomes desconheço, mas que também ali estavam, voando ou rastejando.
As pessoas que passam na estrada, alheias a toda esta vida, parecem felizes, a caminho da praia. Os animais também, porque são ignorados. Está tudo bem assim.
(05.08.06)

4 comentários:

Vida de Praia disse...

Bela descrição de uma paisagem de férias! Agora não sei quem consegue ignorar os insectos, são tão chatos e persistentes no seu frenesim estival: (
Bons passeios!

tikka masala disse...

Aqueles são excepcionais! Acho que não fui picada por um único bicho nestes dias.

Anónimo disse...

Mas que agitação de férias!!!

Anónimo disse...

Comparei a tua descrição com a azafama citadina... Interessante!