13/08/06

DE ANTENAS NO AR


Enquanto estive de férias (e tantos vizinhos meus também, que coincidência...!), os condóminos do prédio em frente aproveitaram a calmaria de Agosto para mandar instalar no telhado três antenas de aspecto respeitável. Consta que servem para amplificar o sinal dos telemóveis e que podem ser nefastas para a saúde de quem vive por baixo delas, num raio de não-faço-ideia-quantos metros. A ideia terá sido arranjar uma forma cómoda de ter o condomínio pago.

Nestas coisas, como sempre, há muito receio, muita especulação e muitos palpites. Mas a evolução da história é previsível: primeiro, gera-se a desconfiança, tem-se a certeza de que as antenas são perigosas, começamos logo a imaginar que daqui a uns anos haverá uma previsível incidência de cancro nas pessoas que vivem nas imediações, fala-se de casos em que isso aconteceu mesmo, noutras zonas do país, àquelas pessoas que são sempre "os outros" mas que de repente se tornam assustadoramente parecidas connosco.
Mas depois habituamo-nos às antenas, lembramo-nos de que em Portugal a justiça é lenta e burocrática de mais para que um processo destes tenha o andamento desejado e por isso concluímos que não vale a pena fazer nada, sabemos que o dinheiro compra e cala quase todas as bocas e que as outras acabam por se cansar de falar para o boneco. Alguém diz que há inúmeros prédios com antenas iguais e que ninguém ficou doente e que os microondas fazem pior à saúde.
E assim passamos a conviver com mais uma modernice que, pela habituação, acaba por nos parecer mesmo inofensiva. Até aparecerem provas em contrário.

4 comentários:

Vida de Praia disse...

O tragicómico da questão é que, apesar dos alertas, por muito duvidosos que sejam, não ainda cientificamente provados, etc, se avança sempre com as modernices. Não bastaria o potencial perigo para se esperar até se saber mais?! E mencionar outros aparelhos tb eles potencialmente perigosos para a saúde não é argumento meus senhores!

Anónimo disse...

Obrigado, tikka por este artigo. Sempre tive curiosidade em saber para que servem esses palitos que enfeitam certos prédios, tal como se fossem toiros de lide.
Agora já sei.

Anónimo disse...

Perante a opção entre ter cancro e não ter rede do telemóvel, é perfeitamente compreensível que se instalem as antenas. Todas as pessoas sabem que a falta de rede do telemóvel mata mais depressa e dolorosamente que o cancro. É uma questão meramente matemática.

Jaime
www.blog.jaimegaspar.com

tikka masala disse...

Jaime, obrigada por me presenteares com um comentário, no meu blog, tão típico da tua brilhante capacidade para o humor negro! Delirei :D