19/07/06

ROMANCE À VISTA!

Um amigo meu começou a escrever um romance. Que excitação! Quando é que ele mo vai deixar ler? Quero ser uma das primeiras pessoas a tomar contacto com as páginas iniciais de algo que pode bem vir a ser um best-seller... nunca se sabe!
Para mim, é uma grande alegria saber que um amigo está a escrever um texto de ficção com a intenção de o publicar. Por mais e melhor que a Internet satisfaça a nossa vontade de divulgar o que escrevemos, um livro é sempre um livro. Tem aquela aura mágica e aquela dignidade que a “web” nunca lhe roubará. E depois, um romance é uma coisa infinitamente mais complexa e difícil de conseguir do que um simples artigo para um blogue. Um grande desafio que nem toda a gente tem a capacidade ou a predisposição para aceitar.
Para ele, também deve ser uma fonte de alegria escrever um romance. Mesmo que não o acabe, porque o maior prazer está em começar a escrevê-lo. Se a imaginação falha ou o interesse se desvanece, torna-se uma fastidiosa obrigação, ou uma frustração, e assim mais vale deixá-lo morrer e não pensar mais nisso. E mesmo que nunca o chegue a publicar, se alguma vez chegar ao fim vai ficar imensamente satisfeito pelo que conseguiu. Além de que terá um belo presente para oferecer aos amigos, até ao fim da vida (em versão “home-made”, o que faz com que tenha ainda mais valor para quem o recebe!). E se alguma vez for publicado, mesmo que não venda nem um exemplar, o autor também se poderá dar por feliz. Porque estes tempos modernos têm essa vantagem: se vendem, os livros tornam-se motivo de orgulho e fonte de rendimento. Se não vendem, tornam-se motivo de orgulho, embora não de rendimento. Porque como os livros que mais se vendem são cada vez de pior qualidade, quem não vende até se acaba por sentir bem por ser preterido.
Força, amigo! E manda lá isso assim que puderes, que eu estou para aqui cheia de curiosidade!

5 comentários:

Anónimo disse...

Está quase, está quase! (Ando a dizer isto há quantos dias?)

Jaime
www.blog.jaimegaspar.com

tikka masala disse...

Deixa lá... não te quero azucrinar com a minha impaciência. Apenas quero que saibas que estou contente por saber que começaste!

Anónimo disse...

O que eu queria dizer é que ando há dias para terminar o primeiro capítulo e não arranjo tempo porque tenho de fazer trabalhos da faculdade.

Jaime
www.blog.jaimegaspar.com

tikka masala disse...

Ah! Então posso continuar a azucrinar-te... FIXE!

Anónimo disse...

Boa sorte para o romance. Vai dar trabalho, mas merece a pena.