29/07/06

PRESO POR TER CÃO E...

Curioso... há dias escrevi um post sobre as críticas e a minha dificuldade em aceitá-las. Nem me passou pela cabeça que também me custa muito aceitar elogios! Uma amiga leu esse “post” e começou-me a dizer que gostava dos meus cozinhados e dos meus desenhos. E eu já queria discutir com ela, para provar que a minha comida e as minhas ilustrações não valem nada!
Os elogios incomodam-me. Porque será? Sacudo-os quase com violência, como se aceitá-los significasse render-me a uma qualquer evidência demasiado aterradora para eu a suportar. Não é teatro, não é falsa modéstia. É mesmo uma espécie de fobia psicológica. E não devo ser a única pessoa assim.

4 comentários:

Anónimo disse...

Acredita que não és a única : ) Creio que vivemos numa cultura em que aceitar elogios é tão sinónimo de vangloriar-se, que se torna quase numa fobia. Se me elogiam a comida ou o que quer que seja não a desvalorizo, mas fico super embaraçada. O que no fundo é tão estúpido, não é?

tikka masala disse...

Tens razão, é sobretudo um questão de ficar embaraçada, de não saber como responder porque sabemos de antemão que qualquer resposta é "coxa": se confirmamos, somos convencidas. Se negamos, estamos a ser falsamente modestas!

Anónimo disse...

Uma terceira opção seria fingir que passou pela janela um pássaro gigante, apontar dramaticamente e exclamar numa voz estridente: "Viste aquilo?!!!" Nada como mudar de assunto : ) Ou tomar coragem e assumir o tal dote ou qualidade. Ainda assim prefiro a referência ao pássaro gigante ; )

tikka masala disse...

Talvez experimente a do pássaro :D Pelo menos é original!