29/07/06

BELEZA, A QUANTO OBRIGAS!




Alguém me explica porque é que é preciso sofrer tanto para ficarmos bem trajados?
Ontem estive numa festa de casamento e, como sempre, (sobretudo no Verão), homens e mulheres suportavam o mais discretamente que podiam o suplício da “toillete”. Eles suavam copiosamente por baixo dos casacos, atormentados pelos nós das gravatas. Elas movimentavam-se cautelosamente, tentando minimizar os danos causados nos pés e nas pernas pelos maléficos sapatos de salto-alto.
Os sapatos “chiques” de senhora devem ter sido concebidos por alguém que acredita que as mulheres ainda não sofreram o suficiente pela indesculpável falta cometida por Eva. Ou então por um extra-terrestre infiltrado entre nós que tinha saudades de casa e resolveu desenhar os sapatos à medida das saudosas alienígenas, que têm um só dedo no pé. Ou então por um idiota qualquer que teve a infeliz ideia de desenhar o sapato sem se lembrar de, primeiro, desenhar o pé que fica lá dentro.
E o mais irritante é que nós, mulheres, somos as primeiras a concordar que, com esta forma cruel, o sapato faz o pé mais bonito. Qualquer dia temos senhoras a fazerem operações plásticas aos pés para que estes melhor se adaptem aos sapatos de festa...

15 comentários:

Anónimo disse...

Essa coisa da figura não passa de um objecto decorativo que, para seu mal, as senhoras colocam nos pés em vez de sapatos.
Quanto à beleza, deixem-me rir. É mera questão de padrão estético.
Até há menos de um século, as chinesas eram torturadas para terem uns pés pequeninos. Para os chineses eram muito belos, mas para nós eram autênticas monstruosidades.

Anónimo disse...

Gostei muito deste texto! Sou mulher, mas devo confessar que apontaste para um problema que me faz pensar seriamente (ok, se não seriamente, pelo menos faz-me ponderar levemente) se os cientistas que afirmam que a inteligência da mulher é ligeiramente inferior à do homem terão afinal razão...ora, não se vê um homem com sapatos apertados, ou as calças no número abaixo, ou a passar fome, ou outros tipos graves de auto-flagelação. Os homens podem sofrer pelo futebol, ou pelo totoloto, mas pela beleza não sofrem : )

Dulce disse...

O deprofundis tem razão. Eu não abdico duns sapatos confortáveis.

tikka masala disse...

Vida de praia, obrigada pela visita e comentários. Quanto à questão do sofrimento em nome da beleza, não será um instinto primordial relacionado com o facto de as mulheres sentirem uma necessidade (irracional) de agradar aos homens para serem "escolhidas"?

tikka masala disse...

Deprofundis, há-de concordar que uma mulher de sapatos 42 não tem uma figura tão bonita como uma que calça o 36! Dulce, eu também não abdicaria do conforto, se encontrasse uns sapatos de festa bonitos que fossem confortáveis!...

papel químico disse...

eu habitualmente uso chinelos : ) mas gosto de pôr sapatos de salto alto de vez em quando. gosto do ritual de me arranjar para uma festa (apesar de não ir a muitas). e não tem nada que ver com agradar o sexo oposto. é bom juntar num dia cabelos, mãos e pés e sair mais alta que o costume, com a pele mais bonita e os olhos mais pestanudos. mas convém escolher uns sapatos que não nos mordam os pés, é verdade.

Anónimo disse...

... uma mulher que calça 42? Nunca vi. Ou não notei. Não é para aí que os homens olham...

tikka masala disse...

Pronto, exagerei um bocadinho. Mas então acharia bem que eu fosse a um casamento de vestido e sapatilhas de ténis? Ou mocassins? Não acredito que visse nessa "toillete" alguma elegância!... Os pés pequeninos das chinesas só eram "monstruosidades" porque sabíamos o que elas sofriam. E não porque achávamos que ficavam mal assim. No fundo, os padrões estéticos não são assim tão diferentes.

Anónimo disse...

Ora aí está, volto à minha tese: se as mulheres acham que serão escolhidas pelos homens por terem pés pequenos ou ancas mínimas, é por falta de informação: toda a gente sabe que os homens se conquistam pelo estômago ; )

tikka masala disse...

O pior é quando não temos jeito para essa parte... por falar nisso, alguém sabe quanto tempo é que uma perna de peru leva a assar no forno?!

Anónimo disse...

A sério ou estás a gozar? Depende do tamanho da perna e da eficácia do forno ; )

tikka masala disse...

Estava a falar a sério... mas como não podia esperar que alguém respondesse, acabei por decidir interromper o processo passadas umas três horas. Ficou bem bom! (Recomendo que experimentem regar o peru com duas laranjas espremidas, além dos temperos do costume) :P

Anónimo disse...

Nada como um pé elegante. Se os sapatos forem bem feitos vai ver que lhe não massam os pés. O sapato barato....
Ficou ou não elegante?

Anónimo disse...

Perú com laranja, nam nam :P Obrigada pela dica.

tikka masala disse...

O meu problema é que, não sendo de ascendência chinesa, ainda assim comprei o número abaixo. É que tinha pressa de resolver a "toillete" e não havia sapatos do meu número a condizer com o vestido... e não foram baratos! Talvez por isso tenha sofrido mais do que é normal. Se fiquei ou não elegante, não me cabe a mim dizer!!