14/07/06

GRAU DA TANGA

Hoje fui promovida!
Já não ia ao talho há algumas semanas e quando lá cheguei fui agradavelmente surpreendida com um “Doutora” que nunca antes me havia calhado. Sempre me intrigou a lógica, para mim totalmente misteriosa, da atribuição de títulos académicos por prestadores de vários serviços, desde porteiros e mulheres-a-dias até lojistas e empregados de restaurantes. Também não foi hoje que passei a perceber quais são os critérios que levam esses funcionários a promover alguns clientes em detrimento de outros.
Enquanto estava a ser atendida, fui tentando descortinar o motivo que poderia estar por trás de tal alteração. E o homem chamou-me “doutora” umas três vezes, como que a confirmar que, de facto, eu tinha passado a ser uma dessas pessoas eleitas a quem o grau académico é atribuído “honoris causa”. Não podia ser por ter lido o “Dr.ª” no meu cartão multibanco, porque o cartão era o mesmo de sempre e ele ainda nem o tinha visto. Também não estava ninguém comigo que por acaso tivesse referido o facto de eu ser professora ou licenciada. Não conheço quase ninguém ali e era altamente improvável que lhe tivessem falado de mim. Seria porque eu não ia lá há algum tempo e o homem achou que aquela era uma boa maneira de me adular, para que eu voltasse com mais frequência? Ou terei aparecido na televisão?! Sim, porque aparecer na televisão talvez seja um dos critérios mais usados para a selecção dos premiados com este tipo de promoção...

6 comentários:

Anónimo disse...

O teu cartão de multibanco diz "Dr.ª"? O meu não diz! Ai que vou já reclamar ao banco! :-)

tikka masala disse...

Tens de pedir! Eu não pedi, porque não faz nada o meu género. Mas a minha gestora de conta percebeu que o meu primeiro cartão não tinha e aconselhou-me a colocar o Dr.ª no segundo!

tikka masala disse...

Talvez seja melhor esperares até entregares a tese de Mestrado. Nessa altura pedes que ponham "Mééééstre Jaime Gaspar"!

Anónimo disse...

Bem, vamos lá ver!!!
Isso de teres aparecido na televisão tem muito que se lhe diga!
É que se apareceste numa feira, aos gritos, a dizer que o país vai mal, que é tudo uma roubalheira, que os políticos são uns corruptos, é uma coisa, confere um grau de 4ª classe tirada na farinha Pensal (será que esta farinha ainda existe?) e dá azo aos seguintes comentários: "Olha-me esta histérica práli aos gritos... esta gente nem se sabe comportar, o que é que vão pensar do nosso país??"
Se apareceste sentada numa confortável poltrona do teu escritório, com uma estante cheia de livros atrás, a dizer que o país vai mal, que é tudo uma roubalheira, que os políticos são uns corruptos é outra completamente diferente :).
Grau: Doutoramento (numa qualquer universidade estrangeira, provavelmente americana).
Comentários: "Esta 'Doutora' está a falar muito bem, os políticos deviam dar ouvidos a pessoas como esta, para ouvirem umas verdades, sim senhor!
Oh, querido! Esta não é aquela que casou com aquele que tem um programa na tv e que apareceu na revista?"
:)
Já agora, compraste bifes do lombo altos? É que são quase horas de almoço... :)

tikka masala disse...

Andas inspirado, Wallace... surpreendeste-me! E agora vamos almoçar uma omeletazinha de queijo, que a crise (sim, porque o país vai mesmo mal, é tudo uma roubalheira e os políticos são uns corruptos) não está para bifes do lombo!

Anónimo disse...

Tikka, tu tens um gestor de conta? Eu também quero um gestor a tempo inteiro para gerir os 10 euros que tenho no banco!