16/07/06

AUTO-CENSURA



















Não é possível agradar a toda a gente, já sabemos. O que às vezes esquecemos é que é extremamente fácil desagradar a alguém.
E “os blogues são uma anarquia”, diziam-me ontem um amigo. Realmente, se toda a gente escreve e publica o que lhe vai na cabeça, sem se preocupar com as susceptibilidades que pode ferir, é possível, a cada momento, esbarrarmos com algo que preferíamos não ter lido, ou visto. Não há qualquer espécie de censura neste meio.
Se eu disser que, por isso mesmo, devemos ser nós os primeiros a auto-censurarmo-nos, no sentido de avaliarmos o grau de “animosidade” que as nossas ideias podem suscitar, evitando publicar aquilo que possa ofender ou magoar os outros, tenho a certeza de que há muita gente que me vai criticar por dizer isso. «Era o que faltava, aplicarmos censura a nós próprios, quem não quiser, não leia», e por aí fora.
Mas eu já escrevi coisas que magoaram e ofenderam algumas pessoas e não gostei nada de fazer isso. Perdi o sono e senti-me bastante mal por saber que, mesmo involuntariamente, fiz com que alguém se sentisse lesado pelas minhas palavras.
Infelizmente, tenho alguma falta de sentido de oportunidade e sou capaz de dizer coisas que magoam os outros sem me aperceber disso. Mas acho que tenho o dever de me auto-censurar. E de ter mais cuidado com o que publico. Para, em vez de pedir desculpa às pessoas que ofendo, nem sequer ter de chegar a esse ponto.

6 comentários:

Dulce disse...

Concordo contigo. MESMO! Só não percebo a que propósito vêm os tomates...
Quererás tu dizer que é preciso ter tomates para pedir desculpa a quem ofendemos, mesmo inadvertidamente? :))

tikka masala disse...

Nada disso, Dulce! Apetecia-me pôr aqui uma foto, mas não tenho muitas... então achei esta mais ou menos adequada, porque os tomates se atiravam aos maus artistas de palco, eram uma espécie de instrumento de censura espontânea por parte da assistência!

Dulce disse...

Percebido :)

Anónimo disse...

Ai Tikka, como o teu post vem a propósito de um post que mais duro e possivelmente ofensivo que eu escrevi e não publiquei por auto-censura. Escreveste o teu post sem saberes que eu estava a passar exactamente pela situação que focas no teu post. Há com cada coincidência! :-)

Jaime
www.blog.jaimegaspar.com

tikka masala disse...

É verdade... atão não querem lá ver?!

Anónimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu