27/12/07

Resoluções de Ano Novo


É quase impossível resistir à tentação parva de fazer uma lista de resoluções para cumprir a partir do dia 1 de Janeiro. Ser melhor é um objectivo louvável, mas torna-se pouco convincente, quando é sistematicamente estabelecido como meta a cada ano novo e depois esquecido, ou mesmo descartado, daí a um mês ou dois, quando já ninguém se lembra do que andámos a dizer, se por acaso cometemos a imprudência de o tornar público.

Mas eu, como sou uma pessoa extremamente imprudente, incontida e ingénua, vou fazer aqui a minha lista, para que todos os que quiserem me possam puxar as orelhas, assim que eu me esquecer do que era minha intenção mudar em mim, a partir das 0 horas do primeiro dia de 2008:


a)
Ser melhor ouvinte. Não interromper as pessoas quando estão a contar-me alguma coisa, com o meu vício terrível de tentar adivinhar o que vão dizer a seguir. Ouvir mais, falar menos. Eu preciso.

b) Ser menos stressada. Sobretudo, não começar a entrar em paranóia apenas porque há coisas desarrumadas em casa, vou ter de fazer uma sopa, ou o cotão já começa a aparecer nos corredores. Contar até dez, sorrir, visualizar uma cena cómica, vale tudo, para me acalmar, quando estou em vias de me stressar.

c) Ser menos queixosa. Tenho emprego, não tenho doenças graves e os meus filhos são felizes e saudáveis. Lembrar-me disso, sempre que me preparo para me lamentar por causa de alguma coisa insignificante. Parar de dizer “que chatice” por tudo e por nada.

d) Ser mais divertida. Já fui! Porque não recuperar essa faceta que era tão positiva em mim? Toda a gente adorava ouvir-me contar anedotas... bons tempos! (Agora elas circulam pela net e rimo-nos sozinhos, virados para o monitor. Depois, quando tentamos partilhá-las com alguém, transformando-as em anedotas à moda antiga, os outros fazem um sorriso amarelo e dizem: «também já li essa.») Vai dar trabalho, mas preciso de reaprender a fazer rir os outros e a rir-me com eles. Sabe tão bem!

E chega, porque quanto mais resoluções fizer, menos provável é conseguir levá-las a cabo. Agora, respirar fundo e... entrar no Ano Novo como quem entra numa vida nova!

5 comentários:

Isa Maria disse...

desejos que realizes esses desejos todos em 2008. Olha que tens 365 dias para os pôr em prática. Aqui virei para saber se estão a ser concretizados.
jinhos meus

Anónimo disse...

Se falhar algum dos que enumeraste, serei de certeza uma das que te vão "puxar as orelhas"...Mas vais conseguir concretizar os teus objectivos em 2008, vais ver! Feliz ano novo! Beijos

Anónimo disse...

O de cima era meu...sorry! Bjs
Filipa

Vida de Praia disse...

Poucos mas magníficos objectivos. Espero que consigas (se bem que a d) a meu ver de pouco ou nada precisa para mudar).
Feliz Ano Novo!

tikka masala disse...

Hoje é dia 5 e tenho a confessar que NÃO ESTOU A CONSEGUIR!