30/10/07

LADO LUNAR

Surpreende-me, sinceramente, que ele ainda goste de mim.
Porque, embora todos tenhamos qualidades, uma boa parte delas é um misto de esperança e de ignorância. É uma ilusão que os outros têm em relação a nós, quando nos conhecem mal, porque nós nos esforçamos - consciente ou inconscientemente - por ser pessoas boas, interessantes, AMÁVEIS no mais puro sentido da palavra: pessoas que se podem amar, que merecem ser amadas.
Após muito tempo de convivência, é inevitável: os defeitos suplantaram as qualidades. Aquela parte ilusória esfumou-se e ficou apenas o conjunto das qualidades verdadeiras, agora bem mais pálidas e enfraquecidas, ao pé de todos os defeitos que se foram revelando.
"Mostra-me o teu lado mauzão", dizia o Rui Veloso. Evidentemente, ainda não o tinha visto. Depois de ter lidado com ele durante anos, já ninguém pede para o ver. A esta hora, ele já nem pede à rapariga para ver antes o seu "lado solar". A esta hora, ela é apenas uma recordação.
E às vezes tento imaginar do que o meu marido se lembraria se eu desaparecesse. Não vejo um sorriso apaixonado, não vejo um abraço forte, um olhar emocionado. Vejo-me a reclamar por ele ter posto garrafas num saco diferente, quando já havia um saco para o vidrão na despensa.
Um dia zangámo-nos. Depois, para amenizar o ambiente e, de certa forma, para tentar mostrar-lhe que tinha consciência dos meus defeitos, lancei isto para o ar: "não sei como é que ainda gostas de mim!"
Ele respondeu: "eu também não."
E eu assustei-me.
Foi só um susto. Ainda bem.
Mas é preciso aprender.

4 comentários:

Anónimo disse...

Às vezes acontece-me isso. Aliás, parece-me que isso acontece com quase todos os casais...já pensaste se ele não sentirá o mesmo em relação a ti? Ninguém é perfeito...e todos nós, de alguma maneira, temos plena consciência de alguns, se não de todos, os nossos defeitos. Tu tens dos teus (o que te faz sentir essa insegurança) e ele de certeza que também tem dos dele. Pensa nisso. Bjs

Vida de Praia disse...

Creio que é exactamente depois de alguma - ou muita - vivência que uma pessoa descobre se realmente gosta da outra ou não, porque passa do amor porque (és bonita, gentil, interessante, divertida, compreensiva, etc., etc., etc.) para o amor apesar de ;-) Esse, sim, é o verdadeiro!

Anónimo disse...

Mas gostar é mesmo isso: não tem justificação lógica. Gosta-se, pronto!

Isa Maria disse...

ainda bem que sofreste um choque. Acho que é bom sinal.
jinhos neus