27/06/07

O teste da água natural


Nos restaurantes, gosto de observar a dinâmica das relações entre clientes e empregados, de constatar como as coisas podem correr bem ou mal, dependendo de pequenos pormenores aparentemente insignificantes. Gosto, claro, de sentir a satisfação de ver confirmadas as minhas suspeitas. Por isso, divirto-me a fazer o teste da água natural.

Basicamente, a minha teoria é a seguinte: se o empregado me trouxer uma água fresca, depois de eu lhe ter pedido uma água natural, está tudo estragado. Bem, tudo talvez seja exagero. Digamos antes que há uma enorme probabilidade de as coisas correrem menos bem. Trata-se de uma forma subtil de perceber se o empregado está realmente atento e empenhado na sua tarefa ou não. E, se não estiver, o mais provável é que o seu desempenho seja medíocre noutros aspectos.

Na semana passada, fiz este teste. A empregada trouxe-me uma água fresca, que eu aceitei sem dizer nada, mas pensando para comigo que aquilo seria apenas o início. E não me enganei. Porque depois houve uma entrada que tardou em chegar muito mais do que seria razoável e um bife que, tendo eu pedido expressamente que fosse bem passado, veio em sangue. Como se não bastasse, depois dos longos minutos em que o meu marido esperou, com o prato à frente, que viesse o bife devidamente passado, eis que se ouve o ruído de um prato a partir-se no chão: era nada menos do que o meu malfadado segundo bife. O terceiro estava duro, de tão estorricado, e depois era a conta, que nunca mais vinha. Finalmente, aquilo que mais me irrita: ter a conta na mesa e nunca mais virem buscar o cartão para podermos pagar.

Concluí que é imenso o poder da minha mente: se eu meter na cabeça que as coisas vão correr mal, correm mesmo!!

9 comentários:

Anónimo disse...

É aqui que entra a célebre lei de "Murphi". Desculpe não sei se está bem escrito.

Não me diga que pagou a conta????

S. Leite disse...

Paguei :(
Sim, conheço bem essa lei. Também a conheço por "Sod's Law"!

Anónimo disse...

Penso que não é o poder da MENTE. Talvez seja o poder da MENTira subjacente ao título de "restaurante" que essas estabelecimentos exibem indevidamente.

Isa Maria disse...

irei tentar esse teste e espero não ser mau presságio... ou o poder da mente!

tikka masala disse...

Na verdade, acredito que, se nos convencermos de que as coisas irão correr mal, elas correm mesmo!

L'enfant Terrible disse...

Eu, é certinho... peço a conta 1, 2 vezes... à 3ª levanto-me e saio. Que me venham cobrar se quiserem. E mais que 5 minutos para levantarem o cartão da mesa, dá direito a mais do mesmo. :)

tikka masala disse...

Gostava de ter a coragem para fazer isso... acho que sou demasiado humilde, submissa, ou lá o que é :-S

vida de praia disse...

Ai o poder das profecias... ; )
Confesso que nunca percebi muito bem os conceitos de água: então água natural é o oposto de água fresca. Pensei que era o oposto de água com gás...

tikka masala disse...

Hehe! É daquelas coisas parvas nas línguas que fazem sorrir os estrangeiros. Bem... mas, bem vistas as coisas, a água com gás também pode ser natural!