28/03/07

Fazer torradas = qualidade de vida

Se há um cheiro que considero mágico, envolvente, divino, mítico, é o cheiro a torradas acabadas de fazer.

As torradas são, em princípio, um luxo de fim-de-semana, um privilégio, um gosto que nem todos podem sentir. Não me refiro àquelas tiras grossas e irremediavelmente secas que servem nas pastelarias, mas às deliciosas torradinhas que cada um, de vez em quando, se dá ao trabalho de fazer em casa, com o pão da sua preferência e tostadas exactamente como se gosta: nem de mais, nem de menos: jusqu’au point.

As pessoas que podem dar-se ao luxo de fazer torradas de manhã, durante a semana, são incontestáveis felizardas. Mas também são espertas. Porque se recusam a engolir à pressa uns cereais de origem duvidosa, ou a tomar café numa pastelaria barulhenta, com alguém a fumar-lhes para cima. Preferem levantar-se um pouco mais cedo e deleitar-se com a sensação de tranquilidade e bem-estar que umas torradas generosamente barradas com manteiga, mel ou doce proporcionam. Sem dúvida, essas pessoas gozam de melhor qualidade de vida do que as outras, pelo simples facto de serem felizes ao pequeno-almoço. Porque uma torradinha bem feita, antecipada por aquele aroma voluptuoso, é claramente uma mais-valia.

Não me admiraria nada que numa revista científica se publicassem os resultados de um estudo que permitira concluir que comer torradas diariamente aumenta a longevidade.

8 comentários:

tikka masala disse...

Não sei como, Dulce, tinha seleccionado (sem querer, claro) a opção de "não permitir comentários" a este post. Imagina!... Força!

Dulce disse...

Há tanta coisa que podíamos fazer por nós próprios, não fora a preguiça, não achas?
Para mim, esta é a luta diária: CONTRA A PREGUIÇA, MARCHAR, MARCHAR!! :)

Vida de Praia disse...

Nam nam - deixaste-me com uma vontade irresistível de comer torradas - agora mesmo e amanhã de manhã : P
Nunca tinha pensado em qualidade de vida nesses termos, mas acho que tens razão, porque é sinal de tempo e disponibilidade. Quem tem tempo de espremer o seu próprio sumo de laranja ao pequeno-almoço também não estará mal... ou quem faz o seu próprio pão, como a minha sogra.

papel químico disse...

eu então vou viver até aos duzentos anos : P

Anónimo disse...

As torradas feitas em casa, acabadinhas de fazer, são uma delícia. Mas engordam. E duvido que a ciência lhes encontre factores que favoreçam a longevidade. Tudo porque o carvão que se forma, e lhes dá aquele sabor inconfundível, é capaz de ser cancerígeno.

Vida de Praia disse...

Óóóóó, pááá!... Eu viveria na ilusão... : S

Isa Maria disse...

eu sou daquelas que perco tempo nas torradinhas da manhã, apesar de consumir os cereais, que não dispenso tb.
jinhos meus

Anónimo disse...

Corolário das Torradas à Lei da Gravidade Selectiva: a probabilidade da torrada cair com o lado da manteiga virado para baixo é directamente proporcional ao valor da carpete.

Gosto de torradas. Não pelo cheiro, mas por serem quentinhas. No entanto, consta que engordam.

Jaime
www.blog.jaimegaspar.com