15/02/07

AMBIENTALISTAS À FORÇA

Um amigo recomendou-me há pouco tempo que usasse um detergente 90% biodegradável, à venda em qualquer hipermercado.
É triste pensar que eu, como tanta gente, ainda compro produtos "normais", a maior parte dos quais são nocivos para o ambiente, e portanto para todos nós, quando sei perfeitamente que a sustentabilidade deste planeta depende da mudança das nossas atitudes.
Contudo, seria ingénuo pensar que é com campanhas de sensibilização que a população mundial vai passar a usar produtos mais caros e talvez menos eficazes no seu dia-a-dia, "apenas" para que o planeta ainda possa ser a casa dos seus netos, ou dos netos dos outros. Afinal, o ser humano é hoje tão egoísta como quando se diferenciou dos macacos.
Não percebo, por isso, como é que os legisladores e os governantes não impõem às empresas que fabriquem EXCLUSIVAMENTE produtos, como esse detergente, que sejam o menos nocivos possível. Se há uma fórmula 90% biodegradável, todas as outras deveriam ser proibidas. Se há coisa em que a imposição e a proibição fazem sentido, é a defesa do ambiente. Porque, infelizmente, não há outro meio de pôr as pessoas a fazerem o que é melhor para todos.

16 comentários:

Isa Maria disse...

concordo em pleno contigo. É preciso começar de cima. Não é produzir, lançar o produto mais caro no meio de muitos outros bem mais baratos, que nos ajuda a mudar as mentalidades.
jinhos meus

Anónimo disse...

E já agora, podes dizer-me qual é o detergente?

Anónimo disse...

De uma forma geral os Governos, e o nosso não é excepção, cumprem ordens do grande capital. São os homens do dinheiro que mandam.
Sob a desculpa da competividade e outras tretas, alinham com tudo e mais alguma coisa, desde que isso ajude a manter os governantes no poleiro.
Por outro lado, os mandatos são limitados a poucos anos e assim os governos tendem a tomar medidas a curto prazo. Dentro do princípio de que quem vier a seguir que feche a porta.

tikka masala disse...

Chama-se ECOVER e custa 3,19 euros no Continente, Dulce! Já comprei ;) Afinal, os pequenos gestos também contam - se todos os fizermos.
Deprofundis, tem toda a razão. É a triste verdade. Mas a saúde do planeta deveria estar em primeiro lugar.

Vida de Praia disse...

Estou com o De Profundis nesta! O que interessa aos Governos são os votos e o grande capital.
Como a população ainda só está relativamente sensibilizada para a protecção do ambiente, não perdem votos por não proibir produtos potencialmente nocivos para o ambiente - a não ser que haja um escândalo que seja badalado nos jornais como algo com consequências a curto prazo, tipo o envenenamento da água potável.

Gio disse...

Acho muito honestamente que só irá ocorrer alguma alteração quando todos os outros paises terão adoptado tal sistema.
Porque infelizmente em Portugal continuamos muito atrasados em relação a estes cuidados.
E o nosso Governo de facto, nunca irá confrontar empresas desse calibre... Factor "C"!...

Paulo Lopes disse...

Incrível?

papel químico disse...

e além de cheirar muito bem, traz o branqueador à parte, o que significa que não temos de desperdiçar aditivos em máquinas de roupa de cor, por exemplo. tb sou fã do "ecover" : ) por todas as razões apontadas e também por ser o detergente com as embalagens mais bonitas da prateleira (combatem a poluição visual, portanto).

papel químico disse...

juro que não me pagaram para fazer publicidade... ao reler o meu comentário soou mesmo a anúncio foleiro, desculpem.

Vida de Praia disse...

Consideras uma carreira em publicidade, papel químico? ; )

tikka masala disse...

Mas eu estava a falar de um detergente para a loiça...! Também há para a roupa?? Vou já comprar!

papel químico disse...

há uma linha completa [www.ecover.com]! embora cá só tenha visto o da loiça, a gama de produtos para a roupa e um para a casa-de-banho. o problema é que o design destas embalagens também é "sensitive" e não grita como as restantes marcas em cima da prateleira. temos de procurar.

Anónimo disse...

Tikka, pensava que te estavas só a queixar, mas já percebi que afinal sempre compraste o detergente. Não precisamos ordens "de cima" para fazer o que consideramos mais correcto e que está ao nosso alcance. São muitos pequenos gestos que, aos poucos, vão fazendo a diferença.

tikka masala disse...

Suka, achas mesmo? A mim parece-me que sim... só as pessoas conscientes e preocupadas com o ambiente, como tu, é que não precisam. Mas infelizmente há mais gente que quer é o mais barato, ou o mais bonito, ou o mais chique, ou o mais in, ou o mais outra coisa qualquer, do que pessoas a preferirem o melhor para o ambiente. Experimenta perguntar a 100 pessoas onde fazem as compras e que produtos escolhem. Provavelmente contarás pelos dedos as que vão à Biocoop e as que usam Ecover.

Dulce disse...

Desculpa a ignorância: Biocoop? Onde é? supermercado de produtos amigos do ambiente, suponho...

tikka masala disse...

Que eu saiba, existe pelo menos em Lisboa, perto do aeroporto, Dulce. Mas nunca lá fui...