27/02/07

AMARGA SENSAÇÃO

Qual é a minha especialidade, afinal?
Sinto-me leviana em tudo o que faço...
Invejo o artífice, que trabalha apenas com as mãos, mas que pode gabar-se de ser um especialista na sua arte.
Invejo, de maneira diferente, todas as pessoas que não são especialistas naquilo que fazem, mas que chegam ao fim de cada dia perfeitamente satisfeitas com o resultado do seu trabalho, mesmo que não esteja perfeito.
Eu sou capaz de ficar horas a pensar numa dificuldade que tive, num resultado insatisfatório, numa dúvida que me surgiu e para a qual não encontrei resposta, num erro que cometi. Tudo o que faço profissionalmente deixa-me a sensação de que deveria ter feito melhor e só não o fiz porque não me esforcei o suficiente.
Quantas pessoas com mais de 30 anos, já com as suas "carreiras" profissionais definidas, se sentem assim? Haverá por aí mais alguém que tenha permanentemente a sensação de que, para fazer o que faz como faz, mais valia dedicar-se à pesca?!

10 comentários:

Dulce disse...

Estás a exagerar um bocadinho, não?
Sabes o que me disse uma vez um pescador de Setúbal?: "A vida do marrr não é fácil, menina!"

tikka masala disse...

Hehehe! Obrigada, Dulce...
Não estou a exagerar no que sinto, não. Essa é que é essa, por mais que as pessoas me dêem palmadinhas nas costas. O que interessa é que eu sei onde e porque falho. E sei que poderia não falhar - pelo menos tanto!
E também tenho inveja desse pescador, que é mestre no seu ofício e nem precisa que outros lhe venham conceder o grau.

Dulce disse...

Olha, eu vejo-te de forma diferente. Boa naquilo que fazes. E ainda lutadora. Sempre a querer melhorar. Falhar, falhamos todos. (Podes dizer que eu não conheço o teu trabalho, mas conheço a tua paixão pelo ensino e aquela ânsia de "o que posso eu melhorar?" Quantos professores passam as férias à procura de melhores estratégias?
Para mim, TU és um exemplo. Exemplo de coerência, de trabalho, de profissionalismo!

Dulce disse...

esqueci-me de fechar o parêntisses... Quem vier a seguir que o feche, por favor. Ou, deixa lá, fecho-o eu: )

tikka masala disse...

Pois, Dulce. És muito querida. Mas só eu sei a m"#$%&da que faço ;)

Anónimo disse...

A Dulce já disse quase tudo e concordo com ela. Quem é que não concorda?
Mas só os toleirões é que julgam que fazem tudo bem e ficam maravilhados com as suas obras. Os que têm verdadeiro sucesso são apenas aqueles que são movidos pela insatisfação.

Vida de Praia disse...

Como resposta à tua pergunta final: EU!...
Mas também não posso deixar de pensar no que dirá o tal artesão ou pescador da sua "arte"? E será que a vê como uma arte aperfeiçoada, ou pensa mais nos erros e falhas que cometeu, tal como nós? ; )

Anónimo disse...

Essa sensação amarga só não é sentida por aqueles que 1. nem sequer se preocupam se o trabalho que fazem está bem feito ou não 2. super/hiper convencidos que fazem tudo melhor que os outros, mesmo que isso não seja verdade.

Isa Maria disse...

eu tb sou assim. Vivo sempre com dúvidas se fiz as coisas o mais correcto possíveis. às vezes penso que sou tola, outras que só eu sou assi.
Jinhos

Luis Eme disse...

Provavelmente és demasiado perfeccionista...

Mas também penso, muitas vezes, que era mais divertido, fazer coisas mais práticas, como plantar qualquer coisa na terra... mas são ilusões, ligadas aos humores a às desilusões...