07/01/07

É MAU, FAZ MAL, MAS SABE BEM!


Uma pessoa que seja minimamente criteriosa nas suas escolhas alimentares, no sentido de comer o que faz bem à saúde (ou menos mal), prefere alimentos ditos "biológicos", ou seja, confeccionados com ingredientes naturais e desprovidos de aditivos artificiais.
Um pessoa que se considere minimamente bem formada acha que sabe distinguir os alimentos saudáveis dos nocivos, com base nesse critério. Não tem dúvidas de que o frango do campo é preferível ao frango proveniente de um aviário industrial, por exemplo - ainda que não saiba dados concretos sobre a vida particular de cada frango que come (quantos dias viveu, quantas horas passou ao ar livre, o que comeu, etc.).
Essa pessoa não se deixa enganar, por exemplo, pela astuciosa publicidade da Mac Donald's na televisão e nas revistas, que tenta convencer o público de que os hambúrgueres são feitos de vaquinhas que pastam placidamente em campos verdejantes e de que os vegetais são fornecidos por agricultores à moda antiga.
Essa pessoa sabe muito bem que a comida do Mac Donald's, assim como a de muitos restaurantes e cantinas, é feita com base em animais e vegetais que cresceram à custa de hormonas, fertilizantes, produtos químicos e sabe-se lá o que mais e que são confeccionados de forma a que o aspecto e o sabor sejam do agrado dos consumidores, mesmo que isso só se consiga à custa de técnicas e "acrescentos" artificiais. Aliás, sabe que hoje em dia, se quiser ter a garantia de estar a consumir um alimento 100% natural, tem de o criar ou cultivar por si.

Mas será que essa pessoa não vai, MESMO NUNCA, ao Mac Donalds?

Quantos de nós sabemos que é mau, que não faz bem, que há sempre uma opção melhor, mas mesmo assim vamos lá de vez em quando e até gostamos daquilo?

6 comentários:

Dulce disse...

Eu não gosto, mesmo, de Mac Donalds...

Mas gosto de tantas outras coisas que não me fazem bem nenhum!...

Vida de Praia disse...

Não vou, porque também não gosto.
Mas como a Dulce gosto e como outras coisas que sei não serem necessariamente saudáveis ou "biológicas". Porque não sou consequente. E porque por muito "biológicas" que se afirmem, ninguém me garante que assim o é a 100% (aí nunca houveram escândalos sobre as coisas ditas "naturais" e "biológicas" que nem por isso o são sempre?)

Anónimo disse...

Quando em viagem de automóvel, vou por vezes ao Mac Donalds ou a utros "fast food" semelhantes. É prático, barato e rápido. E já sabemos de antemão o que vamos saboresr, digamos assim.
Mas uma coisa é certa: aquilo pode fazer mal, mas sabe bem, como diz.

Anónimo disse...

Eu sei que foste ao McDonalds (a fotografia prova-o). :-)

Jaime
www.blog.jaimegaspar.com

Luís Alves de Fraga disse...

Pronto... Confesso! Fui ao Mac Donalds e raramente vou. Claro que gosto! E tem a particularidade de saber sempre ao mesmo quer se engira o hamburguer em Londres, Paris, Lisboa, Sevilha ou Nova Iorque.
Evito ir, porque sei que engorda. Tal como evito comer coisas que não devo.
Pronto... Confessei!

tikka masala disse...

Hehehe! Estou a ver que tenho alguns amigos que serão potenciais cúmplices e acompanhantes, na minha próxima incursão no delicioso mundo das porcarias-que-fazem-mal-e-engordam-mas-sabem-bem!...