27/11/06

O ALGARVE SÓ PARA NÓS

Assim fosse sempre o Algarve: tranquilíssimo, quase deserto.

Nada como um fim-de-semana de prenunciado mau tempo para gozar aquilo que os outros preferem no Verão, quando o calor, as melgas e os turistas o tornam num inferno disfarçado de paraíso.

É certo que a viagem foi atribulada, debaixo de um aguaceiro furioso e de um vento demoníaco, acompanhados de relâmpagos e trovões qb.
Mas valeu bem a pena! Enquanto choveu, divertimo-nos a pintar os três, com todo o tempo do mundo para dedicar à nossa filha, para a acompanhar nos devaneios da sua imaginação.

E se no sábado à tarde já foi possível fazermos um agradável passeio ao ar livre, no domingo a paisagem parecia ouro sobre azul. Houve pequeno-almoço na varanda, sobre as copas dos pinheiros, com prolongamento nas espreguiçadeiras, para ajudar a digestão.

O almoço foi na esplanada de um restaurante modesto, mas excelente e com uma larga vista para a marina. Sobre a mesa, um enorme robalo escalado, batatinhas salteadas em alho, coentros e azeite e salada de tomate e pimentos verdes. De comer e chorar por mais!
À nossa frente, cinco miúdos privilegiados remavam num pequeno barquito, onde mal cabiam todos. Quando um remo caiu à água, divertiram-se a tentar apanhá-lo, em grande algazarra. Uma das raparigas, que não teria mais de dez anos, deixou-se finalmente cair do barco, ao esticar-se para o alcançar. Nunca terá imaginado que, naquele momento, debaixo do sol generoso de Novembro, à mesa da esplanada, estavam adultos a invejar a sua sorte, a desejar ardentemente voltarem a ser crianças e divertirem-se assim como ela.
Em todo o caso, antes estar ali a vê-la do que na cidade cinzenta, da qual nunca teríamos saído se eu não tivesse dominado o meu pessimismo natural.

2 comentários:

Vida de Praia disse...

Ah, foram ao Algarve? Tão prolongdo foi o teu silêncio (o que não é nada habitual) que já pensava que tinhas abandonado a blogosfera ; ) Mas que fim-de-semana impecável! E imaginem que maravilha de tempo ainda se apanha agora em Novembro. E mais maravilhoso ainda terem sido reis e senhores dos algarves durante uns diazinhos. Fiquei cheia de inveja.

Anónimo disse...

Que fim de semana fantástico!!