11/10/06

ISTO É PARA TI (e para todos os que se sintam visados!)

Dizes que fumas muito e que vais morrer antes de mim.
Apetece-me gritar contigo.

E as tuas filhas? Que idade terão elas quando souberem que a mãe está doente e ficará cada vez pior? Acharão elas que fumar era um direito que tinhas, que tomar conta de ti é um simples dever e que o farão de bom grado? Ficarão satisfeitas por te poder ver definhar?

Foges delas, quando fumas. Mas qual é o problema de te verem fumar? Não queres dar esse mau exemplo? Acreditas que elas têm menos probabilidade de vir a cometer o teu erro se não souberem que o cometes? Não vês que aquilo que elas se verão forçadas a ver mais tarde é muito pior do que o teu segredo de agora? Não vês que depois, quando realmente valer a pena, não conseguirás esconder a verdade?

Se não consegues parar por ti, então pensa nelas. E pára por elas. Enquanto é tempo.

4 comentários:

Luís Alves de Fraga disse...

Deixei de fumar há exactamente 16 anos. As minhas duas filhas mais novas tinham 9 e 10 anos. Aos 18 anos começaram a fumar. Hoje consomem tabaco compulsivamente. O meu filho tinha 19 anos quando eu deixei de fumar, actualmente é um "bom" fumador. A minha filha mais velha sempre me viu fumar (e deixar o vício) e, contudo, nunca fumou.
Dei-lhes um exemplo de grande força de vontade (fumava dois maços de cigarros por dia)... Mas os amigos podem mais que os exemplos dos pais! Lá isso podem!

Vida de Praia disse...

Nunca fumei, nunca fumarei, mas conheço vários fumadores. E espero que os que leiam este post não fiquem surdos à tua campanha anti-tabagista tão pessoal.

Anónimo disse...

Tenho uma história parecida com a do Luis. Também fumava dois maços por dia, também deixei de fumar quanto a minha filha tinha 11 anos (e me fazia imensas 'caras' por causa dos cigarros e do fumo), e hoje é ela que polui a casa e o carro e a roupa com o cheiro dos cigarros dela, do alto dos seus 19 anos.
Definitivamente, acho que fazer as coisas só pelos outros não dá resultado, mesmo quando os outros são os filhos. As nossas histórias, de pais, filhos e amigos, embora intimamente interligadas, são histórias individuais e únicas, que têm a sua lógica muito própria. Podes fazer algo esperando que o que fazes tenha determinadas consequências, mas jamais terás a certeza que será esse o efeito final. E,ainda por cima, mtas vezes ao fazer um sacrifício por alguém ficamos inconscientemente à espera que nos 'paguem' correspondendo aos nossos desejos e intenções, e isso só envenena as relações.
Mas para que estou para aqui com coisas??? DEIXA DE FUMAR, sejas tu quem fores, por ti, pelas tuas filhas, ou só porque sim! Uma coisa te prometo, ficas com uma pele com muuuuuuuuito melhor aspecto! E isso, vês todos os dias no espelho!

tikka masala disse...

Optimista, muito obrigada pela visita e pelos bons conselhos. Tenho a certeza de que a minha amiga te vai ouvir :)