27/10/06

DIA NÃO





Há dias em que tenho a certeza de que me enganei.
Pensei que tinha vocação, mas não.

Dias em que me ouço falar
e tenho pena dos alunos, por terem de me aturar.
Vejo na cara deles um tédio descomunal
e não os censuro: acho perfeitamente normal.
O tom da minha voz, monocórdico e irritante,
mas, mais do que isso, incrivelmente entediante;
a matéria, chata e comprida como um grande peixe espada,
a sensação de que, do que estou a dizer, não se aproveita mesmo nada...

tudo isto me dá vontade de chorar, de raiva e frustração
e de ter finalmente a coragem para mudar de profissão!






24 comentários:

Anónimo disse...

E o ano lectivo ainda vai no adro...
Levante essa cabeça e deixe o pessimismo na gaveta. Vai ver que é só impressão sua.

Anónimo disse...

Talvez a tua vocação seja descobrir formas interessantes de ensinar uma matéria usualmente entediante.

Gostei da comparação com o peixe espada.

Jaime
www.blog.jaimegaspar.com

Vida de Praia disse...

Se a vocação dos professores fosse medida pelas reacções dos alunos, acabava-se logo com a tua profissão.
Se a matéria realmente é chata, que se queixem ao Ministério da Educação - tu não podes fazer milagres. E se preferem matérias divertidas deviam ter enveredado por uma carreira no show bizz, em vez de se matricularem num curso superior. Para se tornar "doutor", há que sofrer para isso ; )
Bom ânimo! : )

tikka masala disse...

Vida de Praia, obrigada. Mas cabe-me fazer um esclarecimento: não é o Ministério da Educação que escolhe a matéria, sou mesmo eu :(

Anónimo disse...

Minha querida amiga!! DEIXA-TE DISSO! Se eu fosse boa professora como tu, não tinha deixado o ensino...

Vida de Praia disse...

Escolhes tu a matéria, se é um autor ou outro que lêem, por exemplo, mas imagino que seja estipulado pelo Ministério da Educação dar uma certa matéria ou período - os autores românticos, ou as canções de amigo, ou os autores do século XV... certo? E uns não são necessariamente mais interessantes do que os outros, certo?
Mantenho a minha: não podes fazer milagres. Por isso DEIXA-TE DISSO!

tikka masala disse...

Nada disso, minha amiga. Está tudo INTEIRAMENTE ao meu critério. E não dou literatura, mas sim língua portuguesa. Fonética, morfologia, léxico... Consegues imaginar?!

Anónimo disse...

Amiga, todos nós professores temos desses dias, em que pomos em causa a nossa vocação. E todas as disciplinas têm aulas mais chatas que outras. Acima de tudo, os alunos estão lá para aprender, não para se divertirem e tu não tens de ter vocação para animadora.
Eu já estive do lado de lá e posso garantir-te que as tuas aulas são interessantes e tu consegues cativar. Bjs e bom trabalho!

tikka masala disse...

Sukinha, és uma querida. ;)

Vida de Praia disse...

É o que eu digo: quantas piadas e larachas é que é possível fazer sobre fonética, morfologia, léxico, etc?! (só conheço a do asterisco que foi a uma festa de asteriscos com gel no cabelo e quase não o deixavam entrar por pensarem que era um ponto final) 'tás-me a ver, não 'tás??

rascunhos disse...

Não deve ser fácil nos dias menos felizes, ter que se comportar como se tudo estivesse bem...

E a pequenada nem sempre ajuda.Alguns são mesmo uns "terrorzinhos" com e sem aspas.

Tenta levar "a coisa" o menos pesada possivel e com algum humor, se conseguires.

Uma boa semana

Isa Maria disse...

penso que o que lhe aconteceu hoje, acontece a todos. Há dias assim.

tikka masala disse...

Ninguém se referiu à qualidade estética do meu poema. Presumo, portanto, que não tenha nenhuma :P

tikka masala disse...

Um dos meus problemas é que a "pequenada" tem quase a mesma idade que eu - alguns (embora poucos) até têm as mesmas habilitações. Às vezes, pela expressão deles enquanto me ouvem, fico a imaginar que dariam as aulas melhor do que eu.

Anónimo disse...

Limonada, por favor activa os comentários tb anónimos e de não bloggers no teu blog. Porque assim, e como o meu blog agora é beta, não consigo comentar...
Please!!!
Desculpa, Tikka, fazer disto um livro de reacados...
Beijinhos, minha Sarikka! E anima-te!!

Maria João Resende disse...

Um dia destes, em que estejas 100% e, ainda por cima, divertida, dedica-te a criar um plano B. Uma estratégia qualquer para estes dias piores, uma forma diferente de dar a aula, como, por exemplo, ir até ao café mais próximo e analisar fonética, ou morfologicamente, ou seja como for, as ementas, as embalagens, as conversas ....Basta ser uma aula fora da aula para a moral subir logo uns bons 50%, pelo menos.

Vida de Praia disse...

Sobre a qualidade estética do teu poema: lá estás tu!... Ora quem sou eu para comentar a qualidade de uma obra poética? De poesia não pesco nem uma. Mas gostei da métrica e das rimas (interpeladas?)

tikka masala disse...

Parabéns, caros comentadores. Conseguiram, com as vossas contribuições (ajudadas pelas minhas) bater o record de comentários alguma vez feitos ao mesmo post em qualquer dos meus 5 blogues (para quê tantos?!). Obrigada por terem assim contribuído para a minha felicidade :D
Optimist, o teu conselho é excelente, como sempre. Ou seria, se os funcionários não tivessem instruções para denunciar os professores que tentem dar aulas no café!... Vida de Praia, neste caso a rima é emparelhada ;)

tikka masala disse...

E tu, limonada, não sejas mazinha...!

Anónimo disse...

Já agora, mais este comentário para passar a barreira dos 20.
Parabéns.

tikka masala disse...

Obrigada, deprofundis! Bem haja! Assim fico mais feliz ainda :)

Luís Alves de Fraga disse...

Ando sem tempo... Aulas também! Bolonha e outras coisas tais... Não interessa!
Há que bater um recorde, então tome lá mais uma ajudinha.
(Por acaso até dei pela rima, mas pensei com os meus botões: «Foi distração!»).
Muito ânimo, que mais velho sou eu e cá vou rindo e cantando... como posso, claro!

Anónimo disse...

Então cá vai mais um comentário, para ver se chegamos aos 30!
Dizia eu no comentário anterior, que é raro comentar os teus textos, querida amiga, pois seriam sempre repetitivos. Mas este texto merece umas breves linhas minhas.
Se há exemplo de bom professor, ÉS TU, SARA! Inteligente, sábia, boa comunicadora, dedicada, responsável, cumpridora. É uma HONRA os alunos encontrarem na vida um professor como TU. (esta frase contém uma oração sub. completiva nominal!! - isto foi para descontrair!!)
És uma REFERÊNCIA no panorama docente português.

Anónimo disse...

O meu comentário já vem com uns meses de atraso... mas é só para completar tudo o que já foi dito:
1º - Adorei as aulas de "fonética, morfologia, léxico, etc...";
2º - Aprendi muito com aquilo que nos transmitiu;
3º - Tivemos uma aula na esplanada do bar, logo já experimentou o plano B que lhe sugeriram =);
4º - É AQUELA professora...=D
Não desista...
Podia era fazer força para continuarmos com a Língua Portuguesa até ao nível IV =P
Beijinho
Filipa