13/09/06

recordações cinzentas num dia de chuva

Quando eu era pequena, passava férias connosco uma prima minha que era três anos mais nova do que eu e que, como não recebia habitualmente a esmerada educação transmitida pelos meus pais, tinha às vezes comportamentos que era preciso repreender. Basicamente, a pobre rapariga tinha a sorte de ir connosco à praia durante um mês inteiro, mas em contrapartida recebia doses diárias de educação reforçada, como uma espécie de vacina que se esperava que fizesse efeito até ao ano seguinte.

Lembro-me de todos a censurarmos por ser bisbilhoteira e por ficar especada a olhar para as outras pessoas na praia, o que nos envergonhava sobretudo quando estavam a comer, porque ela era extremamente magra e os outros podiam ficar com a impressão de que tinha fome. É verdade, era o que os meus pais diziam.

Tenho também a perfeita noção de que eu, na minha inocente maldade de criança, fugia dela sempre que podia, porque detestava ter de andar sempre acompanhada por uma miúda três anos mais nova (nova de mais!) e que me imitava em tudo o que fazia e dizia. Em vez de me sentir lisonjeada por ser uma espécie de modelo para ela, irritava-me e chamava-lhe “imitona”, como se esse fosse o pior defeito que alguém pudesse ter.

Mas pior ainda era quando eu e os meus irmãos, que eram mais velhos, resolvíamos atormentá-la, dizendo-lhe que tinha ido passar o Verão connosco apenas para que engordasse e depois pudéssemos comê-la. Como tinha uns quatro ou cinco anos, ela acabava por acreditar, ou pelo menos ficava com algum receio de que a história tivesse fundamento. O clímax desses momentos de terror chegava quando eles pegavam nela ao colo e diziam que a iam pôr no forno. Então ela começava a gritar e chegávamos à conclusão de que bastava de brincadeira.

Durante esses anos em que ela passou o Verão connosco, eu nunca me senti propriamente mal por tratá-la como se ela fosse uma praga, uma maldição. Sentia-me tão injustiçada por ter de passar a melhor altura do ano na companhia indesejada de uma “criança” (como se eu fosse muito crescida...), que não havia lugar para a amizade ou a compaixão. Para mim, ela era apenas um mal necessário que eu acabei por converter no alvo indefeso da minha raiva, no bode expiatório das minhas angústias, na presa fácil da minha crueldade.

Mas mais tarde, muitos anos depois de ela ter deixado de ir connosco, quando já nem eu nem os meus irmãos passávamos um mês inteiro de férias com os nossos pais, era ela já uma mulher, tive um dia um rasgo de lucidez. Todas as maldades que eu lhe tinha feito, e que a minha memória tinha habilmente empurrado para um cantinho escuro e esquecido da minha mente, ocorreram-me de repente, apertando-me o coração numa culpa, numa vergonha, num arrependimento horríveis.

Chorei por ela e por mim, pedi-lhe perdão. E ela desculpou-me com um “deixa-lá-isso” despreocupado, dizendo que nem se lembrava bem desses tempos. Como se as estaladas que eu aproveitei para lhe dar, quando ninguém via, tivessem sido sem querer, um acidente. Como se tratá-la daquela maneira fosse normal ou insignificante. Pois... “Éramos crianças, afinal”. Sem dúvida. Mas isso a mim não me tira o peso da consciência.

11 comentários:

Anónimo disse...

Grande post, Tikka! A sério.

Percebo perfeitamente o que é ser chateado por um ser menor. Uma vez eu estava na sala a ler uma revista e quando olho para o aquário noto que um peixe está a olhar para mim com mau olhar. Como não estava ninguém a ver, afoguei o peixe. :-)

Jaime
www.blog.jaimegaspar.com

tikka masala disse...

Jaime, obrigadinha. A sério.

Anónimo disse...

As crianças são adoráveis e inocentes. Mas nem por isso deixam de ser, por vezes, muito cruéis.
Tudo porque não dispoem das ferramentas necessárias para discernir sobre o bem e o mal. Mas as feridas causadas por estas pequenas crueldades normalmente não deixam sequelas.
Quem nunca fez as suas maldades em criança, que deite a primeira pedra.
O contrário é que é de estranhar.

Anónimo disse...

Eu lembro-me de no infantário os meninos gozarem com um rapaz que tinha sempre o nariz ranhoso. Lembro-me de a menina bonita do infantário anunciar que era namorada de todos os meninos excepto daquele menino. E de na altura em sentir que aquela afirmação feria o sentimento desse menino.

No ciclo eu e os meus colegas gozávamos muito com um certo colega. Agora acho que o que fazíamos era errado, mas penso que na altura essa questão nem surgia. Curiosamente, ele continua nosso amigo e não parece ter qualquer ressentimento.

Jaime
www.blog.jaimegaspar.com

tikka masala disse...

Jaime, estou-te sinceramente grata pelo teu visível esforço em escreveres um comentário decente, para variar. :P

Anónimo disse...

Tikka, como podes ver, quando o esforço, insistência, trabalho e sorte se conjugam, eu até escrevo uma ou outra frase de jeito! Sendo que a sorte é o factor principal. :-P

Jaime
www.blog.jaimegaspar.com

Dulce disse...

É como diz o Deprofundis, que, honra lhe seja feita, faz sempre comentários profundis e sensatos.
(A sério, Fernando, a sério!) Se ainda por cima a tua prima te perdoou, aproveita o perdão, que é uma maravilhosa dádiva: não penses mais nisso.

rascunhos disse...

Que saudável análise.E corajosa também:-)

Sempre é melhor do que amuar e guardar ressentimentos a vida toda.

Vida de Praia disse...

Obrigada por um post muito humilde e corajoso se bem que um pouco autoflagelador demais. Tenho uma teoria de que as crianças que estão bem e felizes não necessitam dessas vinganças persistentes; e que mesmo as crianças felizes têm momentos de pura crueldade se por exemplo têm um momento de insegurança ou ficam cansadas e rabugentas. A crueldade faz parte da natureza humana e também podia dar aqui n exemplos de momentos meus, mas até tenho vergonha...
Estou com a Dulce: aceita o perdão e segue em frente.

tikka masala disse...

Aceito o perdão, claro. Como podia eu recusá-lo?
No fundo, não me desculpo porque não consigo distanciar-me da criança que fui. Por causa dessa identificação, em vez de concluir que ainda sou criança, no fundo, sinto que já na altura era adulta, por ter consciência do que fazia. E a um adulto não se desculpam esses comportamentos! Não sei se me faço entender...

Dulce disse...

Fazes-te entender, mas estás errada. Tu não eras adulta.
Beijinho