30/08/06

LIÇÃO COM AGRIÕES

Estava eu a passear pelas Azenhas-do-Mar, numa ruela escondida, quando vejo uma senhora de aspecto bem idoso surgir da ribeira quase seca, junto à pontezinha que eu acabara de atravessar, com um grande molho de verduras na cabeça.
Enquanto ela tirava o peso de cima e se preparava para subir a pequena encosta, aproximei-me e estendi-lhe a mão, para a ajudar. Ela recusou prontamente a minha ajuda, galgando a terra com destreza. «Isto... as pessoas às vezes pensam que ajudam e só atrapalham!»
Seguiu-se uma breve conversa, em que ela declarou que tinha andado a apanhar agriões. Eu sugeri que eram um bom petisco, mas que era preciso algum cuidado, tendo em conta que aquele ribeiro não devia ser propriamente limpo. Ela riu-se com ironia da minha ingenuidade e comentou: «Oh! Se a gente comesse isto, era uma hepatite na certa!»
Fiquei surpreendida... então para que apanhava ela verduras que não iria comer? Atrevi-me a perguntar, ao que ela me esclareceu: «Isto agora vai ser tudo migado e é para dar às galinhas.»
Senti-me envergonhada. Preocupada com questões de higiene, com receio de que a pobre senhora se fosse envenenar com agriões conspurcados, e ela dá-me uma lição tão simples, tão óbvia.
Nunca mais vou criticar o Noddy por não saber que as galinhas não têm dentes e não gostam de rebuçados!

10 comentários:

Vida de Praia disse...

Fiquei sensibilizada com o teu espírito altruista de ajudar a velhota; também podias ter fingido que não a tinhas visto, como tantos outros, para não teres que te envolver ou dar uma mão. E também com a tua preocupação em relação à saúde da senhora.
Ser-se ingénuo não é o pior que se pode ser.

Vida de Praia disse...

Hmmm... deixaste-me com vontade de uma salada de agriões - não pelo texto, mas pelo verdinho e fresco da imagem ; P Mas por azar logo é o tipo de verdura que cá não há : /

tikka masala disse...

Hehe. Foi o acompanhamento do meu almoço! Só espero que não tenham vindo da tal ribeira...

Vida de Praia disse...

Para a próxima que fizeres salada de agriões para o almoço tens de me convidar - já não como agriões há anos. E desde que não venham da tal ribeira, faço-me convidada ; )

tikka masala disse...

Então o melhor é passares a morar cá em casa, porque fazemos salada de agriões para acompanhar quase tudo!

Anónimo disse...

Então as galinhas não apanham hepatite?
(Se fosse apresentador de televisão, diria hepátite, claro)

tikka masala disse...

hahahaha!

Luís Alves de Fraga disse...

Estória deliciosa!
Sermos citadinos leva-nos a saber tudo (quase tudo, claro) de computadores, Internet, televisão, teatro e a desconhecer as coisas simples da vida do campo.
Parabéns pela forma simples como conta coisas simples, mas belas.

Anónimo disse...

Mas ele depois come as galinhas hepáticas e fica também ela hepática. Hepaticamente falando.

Jaime
www.blog.jaimegaspar.com

tikka masala disse...

hahahaha - Jaime! Luís Alves de Fraga, muito obrigada.