05/07/06

Primeiro contacto
















"Num primeiro contacto, quando se conhecia ainda pouco o interlocutor, tornava-se imprescindível manter todos os sentidos bem despertos, para captar as mínimas nuances; só assim se controlavam as situações."

Sérgio de Sousa, Trilha Encoberta, vol. III, Lisboa, Editorial Escritor, p.20.


Amanhã vou conhecer, ao vivo, uma pessoa que nunca vi. Esta passagem do livro que estou a ler afigurou-se-me, por isso, particularmente relevante. Quando a li, senti que era de facto isso que eu iria fazer, ainda que não tomasse consciência disso, ainda que não soubesse verbalizar essa preocupação em "captar as mínimas nuances" para poder "controlar" a situação. Esta última expressão intriga-me. O que será que o autor queria dizer com isto, exactamente?
Para mim, controlar a situação significa controlar-me. Sim, sobretudo a mim própria. Controlar a minha exposição ao outro, conforme os sinais que vou captando. Por mais que eu queira agradar, por mais que me queira expor, é preciso saber perceber se essa pessoa quer que eu me revele, que me ofereça.
Hoje uma amiga disse-me uma coisa surpreendente sobre mim: "tu és perigosa. O que vale é que ninguém te leva a sério." Talvez eu pudesse ter ficado ofendida, ou chocada.
Mas não. Fiquei surpreendida, porque achei que ela tinha acertado em cheio. Incrível.

7 comentários:

Dulce disse...

Eu, confesso, não percebi a afirmação da tua amiga...

tikka masala disse...

Talvez ela tenha mais capacidade para te explicar do que eu, que interpretei as palavras dela à minha maneira...

Anónimo disse...

Já conheceste essa pessoa que ias conhecer? Como é que correu? Gostaste dela? ;-)

Jaime
www.blog.jaimegaspar.com

Anónimo disse...

Estou como a Dulce. Nunca vi sinais de perigo. Porque eles dependem de mim.
Mas concordo com a conclusão tirada do texto de Sérgio de Sousa. O controlo é sobre nós próprios.

tikka masala disse...

Olá, Jaime. Conheci, sim. Não foi fácil, porque ela é bastante tímida. Senti-me um pouco estúpida, porque falei mais do que é costume, apenas para não deixar que um silêncio constrangedor se instalasse entre nós. Mas gostei da pessoa e espero que ela tenha percebido isso. ;-)

Anónimo disse...

Eh, Tikka Masala, essa pessoa é tímida? É pá, isso é chato, sabes, eu não gosto nada desses gajos tímidos! Até estou a pensar escrever para a Assembleia a propor a ilegalização desses gajos tímidos! ;-)

tikka masala disse...

Dexa-me corrigir: achei que se tinha comportado como se fosse tímida. Posso estar enganada! Há pessoas que provocam "timidez" nas outras por terem uma presença "forte". Aliás, acredito que todos os supostos tímidos acabam por sair da casca, quando encontram as condições/a companhia ideal.