23/04/08

delírio psicossomático

Passam-me às vezes ideias tão parvas pela cabeça! (Espero que também vos aconteça...)

Acreditam que eu acredito que a posição em que durmo está relacionada com a minha psique? Eu explico: tenho muita dificuldade em ficar cabeça virada para a frente, quando me deito de barriga para cima, à noite. Tenho sempre tendência para virar a cabeça para um dos lados, de tal forma que comecei a pensar que havia nisso um motivo qualquer. Cheguei à conclusão de que é por ter medo de enfrentar as coisas que me assustam na vida, como se essa incapacidade para olhar para o tecto de frente espelhasse incontestavelmente a minha dificuldade em lidar com os problemas. E acreditam que, apesar de ser uma ideia absurda, continua a fazer sentido para mim?

O concurso de língua portuguesa deixou-me envergonhada perante os pais das crianças do ensino básico, que receberam prémios inadequados, ou que não receberam prémio nenhum, quando podiam ter ido para casa com um certificado de participação e não foram, porque eu não o fiz. Por mais que me apeteça dizer que fiz o que pude, com os meios que tinha, sei bem que me podia ter esforçado mais. E é aí que me vejo à noite na cama, a virar a cabeça para o lado: ou seja, a inventar desculpas para me livrar da responsabilidade de tudo o que não correu bem.
Ontem fiz um exercício: obriguei-me a ficar deitada e a adormecer de cabeça virada para a frente, como que a invocar uma nova coragem para enfrentar o desafio de assumir essa responsabilidade. E não é que resultou? Não só consegui adormecer e voltar a acordar nessa posição, como hoje de manhã, ao encontrar o pai de uma das crianças vencedoras (a quem oferecemos livros tão desadequados, que eles pensaram que tinha havido um engano!), tive a decência de me dirigir a ele para lhe pedir desculpa e para lhe prometer que no próximo ano farei melhor. Ontem, quando o vi, evitei-o propositadamente. Mas hoje olhei para ele de frente! E soube-me muito bem encontrar esta pequenina dose de coragem em mim.

Por favor, alguém me diga que isto faz um mínimo de sentido!...

5 comentários:

Anónimo disse...

Faz sentido pois.
Podia ter arranjado a desculpa noutra coisa qualquer que não o dormir de olhos a enfrentar o tecto, que o excelente resultado da sua nova postura teria corrido bem na mesma. É a força...

OzzyWolf

tikka masala disse...

Pois. Às vezes parece que precisamos de nos agarrar às coisas visíveis para ganharmos balanço e fazermos as necessárias mudanças interiores. Podia ter sido o facto de começar por esfregar a barriga no chuveiro ou outro movimento qualquer! Tem toda a razão e obrigada pela visita :)

Anónimo disse...

Vê-se bem que não joga golfe. Se jogasse, dormiria sem quaisquer problemas. Vá lá, faça um esforço e torne-se viciada!
Comigo dá um resultadão. A fadiga é tanta que...

Vida de Praia disse...

Se me passam ideias parvas pela cabeça?... Uuuuui... todos os dias! ;-D

Agora vejamos: a tua ideia nem é parva; mas dou-me ao direito de a interpretar de uma maneira um nadinha diferente.
Está tudo no poder da mente: se acreditas que podes, podes; se acreditas que não, não podes realmente. E penso que ao teres conseguido dormir de cabeça erguida, concluiste dessa experiência que se isso resultou, então também poderias enfrentar as pessoas com coragem e determinação; e foi o que aconteceu ;-)

Vida de Praia disse...

Deixei-te um desafio na sacola...