17/01/08

À descoberta de nós próprios

Às vezes sou prisioneira, como tanta gente, dos meus próprios pensamentos. A minha mente é perita em fazer-me crer que estou consciente dos meus sentimentos, das intenções por trás dos meus actos, dos meus objectivos. Mas, na maior parte do tempo, não estou. Estou a ser vítima de mim própria, sem dar por isso.
Hoje vi alguns vídeos de Byron Katie e percebi que aquelas pessoas que falam com ela me mostram o que se passa comigo. Também eu tenho de ser lembrada, de vez em quando, de que sou responsável por tudo o que faço.
Experimentei seguir o método dela, de inverter alguns pensamentos relacionados com "problemas" que tenho, e fiquei espantada com as descobertas que fiz. Se tiverem curiosidade, vão até lá e experimentem também!

4 comentários:

Vida de Praia disse...

Até concordo que somos prisioneiros dos nossos pensamentos e atitudes e no meu trabalho tento ajudar os meus pacientes a que vejam isso e transformem a sua perspectiva em relação às circunstâncias em que vivem. Por isso tive curiosidade e fui lá espreitar - achei interessante, mas para mim um bocado pop: respostas fáceis e muitos postulados. Sorry...

tikka masala disse...

Tens toda a razão, acho eu :) Aliás, calculei que pessoas inteligentes (como tu) viriam aqui dizer isso mesmo!
Mas julgo que aquilo que ela diz, seja pop ou não, tem o seu quê de verdade. E eu às vezes preciso de ouvir o óbvio, porque parece que gosto de me fazer de parva :P

Vida de Praia disse...

Esse "mal" é geral, tikka ;-)

Anónimo disse...

Ora, nem mais, Vida de Praia!
Mas não deixo de concordar em parte com a tikka...às vezes precisamos mesmo de ouvir o óbvio!