23/10/07

A GRAMÁTICA JÁ NÃO FUNCIONA!


É impressão minha, ou os responsáveis pelos programas de português dos vários níveis de ensino, de há uns tempos para cá, têm desenvolvido uma certa aversão ao termo gramática?

É que agora só se fala de "FUNCIONAMENTO DA LÍNGUA", como se gramática se tivesse tornado num palavrão, num tabu lexical, que todos preferem evitar.

Isto parece-me ridículo e desnecessário, porque a matéria que se lecciona, no âmbito do eufemisticamente (e perifrasticamente) chamado "funcionamento da língua" é nem mais nem menos do que gramática, ou seja, conhecimento linguístico explícito e sistematizado.

Então, o que se passa? Será medo de traumatizar as crianças e os adolescentes? Ou os pais? Será que os professores têm medo de já não saber gramática, mas estão seguros de que até têm umas noções de como a língua funciona?

Talvez falte pouco para que até o funcionamento da língua seja substituído por uma expressão ainda mais suave e apetecível, como "vamos falar sobre a língua", ou "a língua é bué da fixe"!


3 comentários:

Anónimo disse...

É o progresso...
Como nem sempre é possível mudar as coisas, mudam-se os nomes. Cego é invisual, pobre é desfavorecido, p... é alternadeira, etc. Isto só no que respeira a substantivos. Mas há mais: em vez de "no" (contracção da preposição "em" com o artigo "o") diz-se "a nível", em vez de "porque" diz-se "na medida em que" e por aí fora.

Vida de Praia disse...

Estou convosco - detesto eufemismos! Na minha área também se mudam os termos, só os termos, mais nada - ”débil”, ”idiota” e ”imbecil” passou a ser ”retardado" e depois ”deficiente mental” e ”psicopata” passou a ”sociopata” e ”personalidade asocial”. O problema é quando se tiver esvaziado o saco dos eufemismos, porque mais tarde ou mais cedo tudo se torna ofensa... volta-se ao princípio?!...
O problema na questão concreta que pões é que quem não sabe de gramática, infelizmente também não saberá do ”funcionamento da língua", nem sequer do ”vamos falar sobre a língua” e até sobre a sua capacidade para discutir o ”a língua é bué da fixe” ponho as minhas dúvidas ;-)

Alecrim disse...

Voto nessa: "A língua é bué da fixe mas não funciona"... :)