11/07/07

O ciclo (ou circo?) da minha vida


Sou uma pessoa melancólica, pessimista, derrotista e queixosa, com uma forte tendência para me sentir vítima dos outros ou das circunstâncias. Fora isso, até sou bem humorada e divertida (acho).

A minha filha, até eu pasmo, está a ficar parecida comigo. Não sei se pesam mais os genes ou a convivência – provavelmente é uma mistura das duas coisas. Cada vez que ela se vitimiza, se queixa repetidamente de uma dorzinha de nada, faz um drama por causa de uma pequena contrariedade, chora sem uma razão válida (às vezes pelo prazer assumido de sentir as lágrimas a cair), vejo-me ao espelho.

Acho graça, por um lado, que ela seja assim, tal e qual como eu. Parece-me uma forma querida de Deus ou o Destino me mostrar os meus defeitos, para que eu procure melhorar. Mas nos dias piores, fico desesperada com essa parecença e tenho a certeza de que é um duro castigo, mais do que uma lição: “agora compreendes como sofre quem tem de te aturar?”

Depois, observo a minha mãe. Ouço-a queixar-se de coisas insignificantes, com tiques sonoros que denunciam de forma quase cómica esta nossa mania das lamentações. Critico em silêncio a forma como descreve tempestades a partir de copos de água e rio-me, porque ela me parece, não um espelho, mas a minha caricatura. Ou uma antevisão de como eu serei daqui a uns anos, quando esses traços se firmarem ainda mais. Finalmente, pergunto-me: será que ela também viu os seus próprios defeitos em mim?

4 comentários:

Vida de Praia disse...

Talvez não... aliás, provavelmente não.
Continuo a dizer como dizias há dias, que já é um passo de gigante obervar-te a ti própria, se não mais através da tua filha. Não é possível deixar as maiores "parvoíces" passar impunes se se está debaixo d'olho ; )
Sabes o que a ciência diz? Que os pessimistas, na verdade, na verdade, são os mais realistas...

Dulce disse...

Tenho saudades tuas!

Isa Maria disse...

quando fala desta maneira, revejo-me nas suas palavras, porque sou tb muita coisa do que aqui diz ser. E a minha filha, tal como a sua, é parecida muito comigo e eu fico irritada com isso, porque não a quero ver a sofrer como sofri quando era pequena.

tikka masala disse...

Chego a chorar à frente dela, porque não consigo controlar o turbilhão de emoções que me domina quando isso acontece. Será que não sou mesmo a única?
Obrigada, Isamar.