03/05/07

Nós e as outras

A Mecas é uma querida, mesmo quando me diz grandes verdades, nuas e cruas, com a crueldade inocente que só às crianças se desculpa.
Há dias, no Algarve, observou atentamente, embora em poucos segundos, uma rapariga estrangeira com quem nos cruzámos no aldeamento turístico. Claramente nórdica, bonita, bem feita, e cujas escassas vestimentas de Verão, em pleno mês de Abril, faziam inveja e contrastavam com as minhas calças e botas pretas.
- Ó mãe, eu gostava que tu fosses como aquela senhora... - confessou-me a Mecas, assim que a outra passou.
- Então porquê, filha?
- Porque ela tem o cabelo amarelo muito giro, tem os olhos pintados muito alegres, não tem manchas na pele e tem uma pulseira no pé.

«Pois, filha... eu também não me importava de ser assim toda giraça como ela», pensei eu. «Mas olha que um dia ela também há-de ter manchas na pele, se Deus quiser! GRRRR...»

9 comentários:

Vida de Praia disse...

Costuma dizer-se, que da boca dos bêbados e das crianças sai a verdade, mas neste caso não sei não...
... aliás, neste caso mais vale ser morenaça (e com as ditas manchas na pele) do que branca para o albino - e, com o sol primaveril algarvio, cada vez mais para o cor-de rosa cor de gamba - ha! ; )

S. Leite disse...

Hehe! Obrigada, amiga. Mas na altura custou-me um bocadinho engolir aquela sapa...!

S. Leite disse...

Lembraste-me aquela do bêbado que se vira para uma senhora e declara, descaradamente: "chiça, você é muita feia!" Ela, ofendida, diz-lhe: "e você está bêbado!", ao que ele responde: "tá bem, mas isto a mim amanhã passa-me!!"

Vida de Praia disse...

Essa sim, é que deve ter doído e bem... ; )
E o que é esta vida senão um periódico engolir de sapas?... O importante é engolir e passar adiante com a 'digestão' já feita : )

Anónimo disse...

Essa Mecas é muito observadora. A quem sairá?...
Mas não tem as ferramentas todas para ajuizar as situações. Daí a ser por vezes injusta e cruel. Mas não deixa de ser uma criança encantadora. Achei imensa piada, apesar de tudo.

Dulce disse...

Mastiga as sapas e deita fora... é a sapiência. :)
Eu digo que tu és bué gira, mesmo com as manchas de pigmentação e sem pulseira no pé.

Saudades.

Anónimo disse...

A dizer assim o que pensa, a tua criança não será política.

Jaime
www.blog.jaimegaspar.com

Anónimo disse...

Estava eu de férias no Brasil quando me vi contemplado com o prémio Thinking Blogger Award conferido pelo meu prestigiado amigo Luís Alves de Fraga, autor do Blog “Fio de Prumo”.
Porém, na altura em que tomei conhecimento dessa boa notícia, experimentava, lá em terras de Vera Cruz, enormes dificuldades em publicar fosse o que fosse nos meus blogues. Apenas consegui inserir alguns comentários.
Regressado a casa, já refeito dos incómodos do “jet lag” e depois de pôr em dia tudo o que ficou por fazer durante a minha ausência, apresso-me a referir neste espaço tão grato acontecimento.
E, no cumprimento da praxe a que o prémio obriga, passo a referir os blogues que entendo merecerem o meu apoio. Todos eles estão nos “links” ao lado e são os seguintes:

“A blogar é que a gente se entende”
Um blogue que prima não só pela qualidade do Português, mas também pelo seu conteúdo. Aparentemente feito à roda de “fait divers”, uma leitura mais cuidada e profunda revela ao mesmo tempo um espírito observador, crítico, realista, inquieto e insatisfeito. Sendo a autora também poeta, com poesias escritas em Português e Inglês, parece até estranho que, neste seu blogue, mostre bem que tem os pés assentes na terra…

“Caixinha de Música”
Inteiramente dedicado ao conto infantil. Os contos, muitíssimo bem construídos e primorosamente escritos, estão cheios de sensibilidade, imaginação e ternura. A sua autora revela grande talento e só peca pela excessiva humildade. Deveria fazer tudo para publicar a sua obra.

“Do Mirante”
Um blogue sério que aborda temas variados. São patentes as preocupações do autor nos campos da política, sociedade, ecologia, cultura e outros. Os artigos apresentados primam pela qualidade e oportunidade.

“Confessionário de um Padre”
Aqui é o padre que confessa aos leitores as dificuldades de um sacerdote católico perante o seu Deus e perante o Mundo que tenta melhorar. De espírito aberto e tolerante, mas a meu ver espartilhado por uma religião dogmática e cheia de mistérios, tenta conciliar a sua fé com a racionalidade.
Este é mesmo um blogue que faz pensar…

“Palavras ao Vento”
Este prémio destina-se a premiar os blogues que fazem pensar. Mas não será que o sonho não é uma forma de pensamento? Este “Palavras ao Vento”, vale pela beleza dos seus poemas e pela forma como é apresentado. Para lá do bom gosto e sentido estético das imagens que nos oferece, dá-nos a possibilidade de ouvir o que lá está escrito. Por vezes, quando ouço os poemas, fico a pensar. Mas quase sempre me quedo a sonhar.


publicado por Fernando Vouga às 23:58

tikka masala disse...

Obrigada pela parte que me toca, Deprofundis. Mas creio que este blog anda fraquito, cada vez merece menos as suas palavras!