14/03/07

A SEGUNDA VEZ

Quando engravidei pela primeira vez, não cabia em mim de contente. Aquela sensação mágica de estar prestes a viver um milagre embalou-me durante meses e vivi intensamente a experiência, sempre consciente e ao mesmo tempo incrédula perante a maravilha que é ter um ser a gerar-se dentro de nós.

Tirei dúzias de fotografias, organizei-as num álbum onde escrevi pormenores sobre o que ia sentindo, orgulhei-me da minha barriga e da minha condição de Mãe. Tinha a certeza de que aquele estava a ser o período mais feliz da minha vida.

Desta vez, como era de esperar, a magia do desconhecido desapareceu. O facto de já saber como o parto é difícil e como o pós-parto é ainda pior, porque mais lento, o facto de já ter uma criança para cuidar e de estar apreensiva perante a ideia de dividir a atenção entre dois filhos, perante a incerteza de conseguir dar ao segundo tudo o que dei ao primeiro, perante a ideia de ter de passar novamente por todas as preocupações que um bebé invariavelmente suscita... tudo isto me leva a viver a segunda gravidez de uma forma muito diferente. E é pena.

Já não tiro fotografias, nem escrevo um diário. Já não quero ficar assim para sempre, nem tenho a sensação de ser esta, mais uma vez, uma das melhores fases da minha vida. Sinto-me inchada, em vez de me sentir como a guardiã de um pequeno tesouro.

É bem verdade que nos habituamos a tudo. Até às coisas boas…


7 comentários:

Dulce disse...

Quando a criança nascer tudo terá valido a pena, e isso é que importa!
Beijinhos a TODOS!

Luis Eme disse...

É verdade...

A novidade só existe no que desconhecemos...

tikka masala disse...

Obrigada, Dulce e Luís. Na verdade, tenho dias piores e outros em que quase consigo recuperar o sentimento anterior. Porque apesar de já não me ser possível maravilhar-me perante a novidade, posso sempre maravilhar-me perante a maravilha em si :)

Luís Alves de Fraga disse...

Antes do mais, parabéns.
Verá que não vai ser tão mau assim!
Sou pai de quatro filhos (dois de cada casamento) e gosto muito de os ter junto a mim (e fui um pouco «mãe» de todos eles!!!). A mais nova tem agora 25 anos, a outra 26 o outro 35 e a mais velha 39 - são os da «1.ª série» e os da «2.ª».
Quando fui pai pela terceira vez era eu um «rapaz» com 39 anos e a Inês (26) e a Sofia (25) fazem diferença de um ano menos um dia... Foi passar de uma para outra sem intervalo!
Os segundos filhos perdem sempre qualquer coisa em relação aos primeiros (olhe, a minha primeira era pesada todos os dias, após o nascimento; o segundo já só se pesava de semana a semana; a terceira foi pesada de mês a mês e a quarta - porque comia muito - foi «a olho»... pesava-se de vez em quando).
Talvez por ter tido muitos filhos, não acho tanta graça a ser avô (o Eduardo com 8 anos, a Joana com 4 anos e um(a) de 9 semanas de gestação). Os netos fazem-me sentir uma idade que não quero ter.
Olhe que há coisas na Vida muito lindas e outras muito más e feias... Não nos devemos queixar. Vem isto a propósito de um blog que visitei e me deixou impressionado (http://www.mariabiju.blogspot.com/).
Vale a pena a visita só para ver a coragem de uma Mulher e de um marido que a acompanha de uma forma extraordinária.
Felicidades e, mais uma vez, parabéns.

Vida de Praia disse...

Imagino que a experiência de esperar o primeiro filho seja um pouco como o primeiro amor, que não se repete nunca; mas os amores seguintes também podem vir a ser intensos e bons e mágicos! ; )

Anónimo disse...

A Dulce tem razão. Uma vez nascida a criança, tudo muda, tudo o que é mau e desagradável esquece. Aparece um ser que dantes não existia mas que, mal nasce, passa a ser indispensável.
Afinal somos todos humanos, não?

tikka masala disse...

Para mim, não há nada de desagradável na gravidez - foi erro meu, se dei essa ideia. O que é desagradável é não me sentir apreciar o agradável!