14/10/06

Hoje é um bom dia para ser optimista



Tentar ser optimista é para mim um desafio. Talvez uma quimera, nos dias piores.

Já sei que tenho muita sorte na vida, mas tenho também o azar de ser assim, stressada, com tendência para me concentrar no que me preocupa e para esquecer o que me faria sorrir.

Mas desde que descobri o blogue da Optimist, tenho tentado pensar mais positivamente. E é bom. Mesmo quando as preocupações continuam a ser o meu pano de fundo mental, divirto-me a procurar as coisas bonitas e agradáveis de cada momento, de cada cenário.
Ficou-me na memória a frase-chave do Positiva Mente: "hoje é um bom dia para"... E
desde manhã que tenho procurado completá-la, ao longo do dia. Na verdade, não foi difícil. Porque será que eu tanto resisto a olhar a felicidade de frente?
Ao repetir a frase para mim própria, percebi que hoje foi um óptimo dia para muitas coisas: foi um boa dia para apreciar o rio, os veleiros, a margem verdejante. Para admirar os bichinhos que circulam pela terra e pelo ar, num baldio que afinal tem vida. Para levar a minha filha ao parque e para me rir, quando ela me confidenciou: «ó mãe, eu tenho que dizer "fógasse" porque a Margarida anda a fugir de mim!». Para ter uma conversa importante com o meu marido e descobrir que ficámos mais felizes, mais unidos, por termos tido a disponibilidade para falarmos e para nos ouvirmos. Para dar um passeio nocturno e sentir a diferença de temperatura à passagem por um terreno bravio, tão fresco e cheiroso que parecia um viveiro de ervas aromáticas. Para voltar a casa e petiscar uma saborosa ceia. Para ir dormir e pensar como é engraçado que uma pessoa desconhecida nos possa fazer sentir melhor connosco próprios.

7 comentários:

Luís Alves de Fraga disse...

Os meus parabéns pela conquista!
Depois de um dia, outro vem e só é necessário repetir a receita.
Muito optimismo para si, são os meus votos.

Anónimo disse...

«Hoje é um bom dia para ser pessimista.» Desculpa, não resisti. :-)

Jaime
www.blog.jaimegaspar.com

Dulce disse...

Eu também gosto do blog em causa...
Mas hoje era um bom dia para ficar aqui, no aconchego do meu larzinho, só eu e as gatas. Mas lá vou trabalhar...

Vida de Praia disse...

Hoje foi um bom dia para almoçar com uma amiga de longa data, para dar um passeio de mão dada com o meu marido pela praia e para ler num blog inspirado que hoje é um bom dia para ser optimista : )

Maria João Resende disse...

Hoje foi um bom dia para descobrir que vale a pena partilhar coisas boas ... e elas são muitas. Basta procurar só um bocadinho!
Deixo-te uma sugestão que 'apanhei' num filme chamado 'Uma vida a dois' com o Bruce Willis e a Michelle Pfeiffer: todos os dias, num momento em que tenhas toda a família reunida, 'obriguem-se' a partilhar o que foi o 'melhor' do dia que passou. É um excelente exercício que te obriga a rever o que viveste, e a procurar e dar valor a coisas boas que, de outra forma, passariam provavelmente despercebidas. E cria um momento familiar com um toque especial.
Quando vi, achei uma ideia genial. Confesso, no entanto, que me esqueço muitas vezes de o fazer, mas vale a pena passar a ideia, acho eu ...

tikka masala disse...

Obrigada por mais uma óptima dica. Por acaso não vi esse filme, mas felizmente ainda estou a tempo!

Vida de Praia disse...

Também recomendo este filme - "uma vida a dois" ("the story of us"), que é um dos meus favoritos: excelente tema, excelentemente desempenhado quer pelo Bruce Willis quer pela Michelle Pfeiffer e uma excelente inspiração para a vida de um casal e de uma família. Ao que é importante dar prioridade? E o que fazer quando as prioridades de um ou do outro por uma razão ou outra mudam e se tornam incompatíveis? Já o vi dezenas de vezes e não me canso de o ver.