17/08/06

LIXO À SOLTA


Fiquei espantada com a ausência de contentores de lixo pelas terras nortenhas por onde passei.
Concretamente, na estrada para Fafe, desde nossa casa até à cidade, não vimos nenhum, embora houvesse um"ecoponto", para vidro em embalagens.
Saíamos com o saco do lixo (não a pé, felizmente, porque já nos tínhamos apercebido dessa estranha contingência) e só conseguíamos deixar o saco após uns 3 quilómetros, neste caixote doméstico assinalado com uma placa igualmente doméstica que alguém fez o favor de ali colocar. E durante os cinco dias em que por lá passei, o lixo só se acumulou, nunca desapareceu.
Se quiséssemos encontrar um contentor daqueles verdes (como na capital se vêem com uma frequência que, se não é a desejada, pelo menos é suficiente), naquela estrada, que era principal, não havia nenhum. E em Fafe, além das papeleiras nos postes, o mais parecido que vi foi um caixote preto parecido com este. Não vi contentores de pedal em lado nenhum, enquanto estive naqueles lados, excepto em Guimarães.
Já me tinha apercebido de que no Porto as pessoas deixam os sacos de lixo às portas dos prédios, aos cantos das ruas, para serem recolhidos. Ali percebi que se passava mais ou menos o mesmo. Obviamente, não é um sistema nada higiénico.
Mas porque é que é assim no norte e não vejo que seja assim no centro e no sul, pelo menos pela minha experiência? Estranho...

5 comentários:

Anónimo disse...

Estreia absoluta em comentar o teu blog, querida colega e amiga. Apenas umas breves linhas para te dizer que tenho muita pena de não ter tempo para ler os teus artigos, confissões, descrições, etc! Ai bebés em casa!...
Já me ri imenso aqui sózinha (eh eh!) com o teu humor fantástico e forma brilhante de escrever. É um prazer trabalhar contigo!

Anónimo disse...

No norte não se produz tanto lixo. Daí não precisarem de tantos caixotes de lixo. Isso deve-se a essencialmente a um facto: há menos desperdícios. Esse facto é claro na maneira de jogar do Futebol Clube do Porto: desperdiça menos lanches, desperdiça menos oportunidades, desperdiça menos jogadas. Os clubes do centro e do Sul é que são uns lixeiros, ou uns lixados, ou lá qual é a palavra.

Jaime
www.blog.jaimegaspar.com

Vida de Praia disse...

O Jaime é capaz de ter razão: o F.C. Porto também não desperdiça nenhuma oportunidade de subornar os árbitros nem o Pinto da Costa desperdiça oportunidades de dizer baboseiras : ) Os nortenhos devem mesmo ser menos de desperdícios que o pessoal mais do sul. Ou se calhar exportam o lixo...

tikka masala disse...

Sandrines, obrigada pela tua intervenção e pela tua simpatia. Posso dizer que o que sentes é recíproco (não no que respeita aos elogios que me fazes, claro, mas em relação a trabalhar contigo!). Jaime, bem observado :D Vida de praia, brilhante conclusão. Eu ia sugerir que eles talvez reciclem tudo, inclusive cascas de banana, mas a tua sugestão é muito mais interessante!!

Anónimo disse...

Deve conhecer muito mal a sua terra,pelo seu comentário deve ser lisboeta e teve a sorte de alguem lhe deixar uma casa em fafe para alguns fins de semana.